Corredor da DSM bateu Van Aert em Sevilha e português ficou a 10 km da meta
Corpo do artigo
A quinta etapa da Volta a Espanha, com 177 km entre Fuente del Maestre e Sevilha, trouxe más notícias para os portugueses: Rui Costa sofreu uma queda grave já dentro da cidade da chegada e foi obrigado a desistir. No sprint final, o checo Pavel Bittner surpreendeu os dois favoritos.
Na geral nada mudou, com Primoz Roglic a manter a camisola vermelha de líder, com João Almeida na segunda posição, a 8 segundos.
Rui Costa foi ao chão a 10,5 quilómetros da meta, juntamente com um colega da EF Education-EasyPost, e ainda se levantou para tentar terminar, mas percebeu não estar capaz de continuar. De momento não existem mais informações.
A etapa não teve grande história, pois o calor extremo – acima dos 40 graus – gerou alguma passividade do pelotão e uma média de 40,0 km/h, baixa para um percurso plano. No sprint final surgiu a surpresa chamada Bittner, checo de 21 anos que apenas tinha dois triunfos em etapas na Volta a Burgos, a dar o triunfo à DSM-Firmenich-PostNL, à frente de Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), que eram os grandes favoritos.