Português lançou o ataque decisivo na etapa-rainha, mas o britânico bateu-o nos últimos metros. Contrarrelógio deste domingo vai ditar o vencedor final
Corpo do artigo
Thomas Pidcock, da INEOS, venceu a quarta etapa da Volta ao Algarve, que teve 177,9 quilómetros entre Albufeira e o Alto do Malhão, vestindo a camisola amarela antes do último e decisivo dia. João Almeida foi segundo na meta.
A etapa-rainha da corrida valeu o terceiro triunfo da carreira, em estrada, ao britânico de 23 anos, que ao passar a ser primeiro da geral será um dos favoritos à conquista da corrida, embora o contrarrelógio final vá ter ainda dez corredores capazes de vestir a amarela em Lagoa.
João Almeida, ao terminar a 1 segundo de Pidcock, subiu a terceiro da geral, a 7 segundos do primeiro lugar. O segundo é agora Ilan van Wilder, belga da Soudal-Quick Step, enquanto Rui Costa desceu ao sexto lugar, a 22 segundos.
A etapa que subiu o Malhão por duas vezes teve muitos ataques da Soudal-Quick Step, mas sem reflexos no resultado final, pois o pelotão entrou compacto na última ascensão.
Após muitos ataques ao longo da subida, foram Thomas Pidcock, Ilan van Wilder e Kevin Vermaerke os primeiros que se conseguiram isolar, num momento em que Magnus Cort cedeu e percebeu que iria despir a camisola amarela.
A perseguição fez-se com um pequeno grupo inicialmente liderado por Rui Costa, mas foi João Almeida que acelerou para alcançar o trio da frente, já no último quilómetro, tentando de imediato isolar-se. Pidcock acelerou na resposta, passou o português da UAE Emirates e foi essa dupla que seguiu isolada para a meta.
Pidcock, campeão olímpico de BTT, vai ter de se defender este domingo, nos 24,4 quilómetros de contrarrelógio em Lagoa, estando a classificação final ainda muito aberta. Até os campeões mundiais da especialidade, Filippo Ganna e Tobias Foss, são ainda candidatos ao triunfo final, por terem de recuperar pouco mais de 30 segundos.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers), 19h30m13s
2.º Ilan Van Wilder (Soudal - Quick Step), a 5s
3.º João Almeida (UAE Team Emirates), a 7s
4.º Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), a 17s
5.º Jai Hindley (BORA-hansgrohe), a 20s
6.º Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), a 22s
7.º Daniel Martinez (INEOS Grenadiers), m.t.
8.º Magnus Cort (EF Education-EasyPost), a 27s
9.º Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), a 31s
10.º Tobias Foss (Jumbo-Visma), a 32s
15863718