Volta ao Algarve: Ineos ganha na Fóia e João Rodrigues dá segundo lugar à W52-FC Porto
Final da primeira etapa de montanha foi dominado pela equipa britânica, que deu o triunfo a Ethan Hayter. Rui Costa caiu a 20 km do final e desistiu.
Corpo do artigo
O britânico Ethan Hayter é o novo líder da Volta ao Algarve, tendo ganho a segunda etapa, na Fóia, com o mesmo tempo de João Rodrigues, da W52-FC Porto.
Um sexteto com três ciclistas da Ineos Grenadiers dominou a subida, tendo o algarvio da equipa portista sido uma das surpresas, ao dar luta a uma das mais fortes equipas do mundo.
Antes da escalada da Fóia, a segunda etapa foi controlada pela UAE Emirates, que apostava em Rui Costa, mas este foi afastado por uma queda a 20 km do final. Devido aos ferimentos sofridos, "foi forçado a desistir", informou a sua equipa.
Ethan Hayter, britânico de 22 anos, beneficiou do trabalho dos colegas Ivan Sosa e Sebastian Henao, sendo o novo líder, com o mesmo tempo de João Rodrigues (W52-FC Porto) e Jonathan Lastra (Caja Rural), que discutiram o triunfo até aos últimos metros.
Na quarta posição, a 4 segundos, está agora Élie Gesbert (Arkéa-Samsic), seguido por Ivan Sosa (Ineos), a 9s, e Sebastian Henao (Ineos), a 20s.
A 30 segundos, na sétima posição, está Amaro Antunes, da W52-FC Porto e único que tentou alcançar o sexteto da frente até ao final da subida.
Amanhã corre-se a etapa mais longa, com 203 km entre Faro e Tavira, sendo previsível uma chegada ao sprint.