Primeira etapa fechou com um sprint fora do comum: dois ciclistas da Caja Rural seguidos de outros dois da Tavfer-Mortágua
Corpo do artigo
O venezuelano Orluis Aular, vencedor da Clássica da Arrábida no passado fim de semana, é o primeiro líder da 39.ª Volta ao Alentejo, pois foi o mais rápido no sprint da primeira etapa, em Sines.
O velocista da Caja Rural-Seguros RGA cumpriu os 176,7 km desde Vendas Novas em 4h05m56s e venceu com tanta facilidade que o seu colega Iúri Leitão foi segundo, terminando ambos de braços erguidos.
Num final pouco comum, à dupla da equipa espanhola seguiram-se outros dois ciclistas da portuguesa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, Leangel Linarez e João Matias, ficando Daniel Freitas, da Rádio Popular-Paredes-Boavista, com a quinta posição.
Na geral, Aular é primeiro, seguido de Leitão, mas empatado em tempo com este estão, devido às bonificações colhidas na fuga do dia, Rodrigo Caixas (L.A. Alumínios-Credibom-Marcos Car) e Venceslau Fernandes (ABTF-Feirense).
A etapa, com três contagens de montanha que deram a camisola de melhor trepador a Caixas - empatado em pontos com César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) -, foi cumprida sob um manto de poeira pouco aconselhável para a saúde dos ciclistas.