Sadino da Efapel venceu pela terceira vez o prólogo da maior corrida nacional, fazendo um tempo fantástico em Lisboa.
Corpo do artigo
Rafael Reis, de 29 anos e especialista em contrarrelógios, venceu a prova solitária de 5,4 quilómetros em Lisboa e é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal.
O corredor da Efapel, natural de Setúbal, fez um tempo canhão na capital, pois ao terminar em 6m10s bateu por 14 segundos a marca que havia sido feita em 2017, também em Lisboa e na mesma distância.
Na segunda posição ficou outro corredor da Efapel, Mauricio Moreira, a 11s, e batendo por décimas o espanhol Luis Mas, da Movistar.
As equipas portuguesas colocaram ainda Samuel Caldeira, da W52-FC Porto, na sexta posição, a 18 segundos, e Gustavo Veloso, da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, em décimo, a 20 segundos.
Se Rafael Reis, já vencedor dos prólogos em 2016 (Oliveira de Azeméis) e 2018 (Setúbal), era favorito e amanhã vai chegar à sua cidade natal de amarelo, entre os corredores que vão lutar pela geral destacaram-se ainda António Carvalho (Efapel), em 11.º, e Jóni Brandão (W52-FC Porto), em 12.º, ambos a 20 segundos do vencedor.
João Rodrigues (W52-FC Porto) foi 16.º, a 22 segundos, e Amaro Antunes (W52-FC Porto), último vencedor, o 67.º, a 37 segundos.