Pinto da Costa e a W52-FC Porto: "Segredo? Fazer parte de um todo do qual há-de sair um vencedor"
Declarações do presidente do FC Porto à RTP, em dia de arranque da Volta a Portugal.
Corpo do artigo
Volta a Portugal em tempos de pandemia: "Temos de dar a noção exata de que toda a gente esta ciente da responsabilidade do que é esta pandemia, mas não deixar de viver nem de fazer a vida o mais normal possível por causa dela. Costumo dizer que ão vou deixar de viver por ter medo de morrer, porque se não viver com medo de morrer, é preferível morrer. Esta realização da Volta é um ato de coragem, de inteligência. Faz bem não só a quem participa nela como a todos os milhares de pessoas que acompanham, pelas televisões, mas também ao longo das estradas, vê-se que faz bem ao espírito."
Segredo da união da W52-FC Porto: "Segredo é procurar ter os melhores e depois fazer com que cada um por si faça parte de um todo do qual há-de sair um vencedor, seja ele qual for."
Muita montanha: "Acho que o facto de ser montanha não quer dizer que seja mais trabalhoso, é mais difícil quando se sobe, mas os maiores sustos que apanhei de ciclismo foi em descidas. Tenho mais medo das descidas do que das subidas, requerem mais esforço, mas acho que o grande Problem e e dificuldades são naquelas descidas loucas. Um dos maiores sustos foi quando acompanhei um contra-relógio no Bom Jesus, no último dia, de Manuel Zeferino, e ao fim dos primeiros metros pensei que no quando chegasse ca abaixo já não estava cá. Foi uma loucura. É muito mais arriscado aquelas descidas loucas."
Uma vitória na Volta a Portugal pode aumentar motivação da equipa de futebol? "Não, não tem nada a ver. Naturalmente que a equipa de futebol acompanha a Volta a Portugal, a maioria, mas não precisam dessa motivação, da mesma forma que há aqui ciclistas apaixonados pelo FC Porto e que acompanham o futebol e não é pelos resultados do futebol que influenciam o seu espírito. Estão todos motivados no seu posto e vão fazer o melhor possível. E aqui o melhor possível é vencer a Volta."
Equipa de futebol preparada para iniciar o campeonato? "Estamos na estrada, não estamos no estádio, sobre o campeonato não vou falar aqui."