
epa09846946 Portuguese rider Joao Almeida of UAE Team Emirates celebrates after winning the fourth stage of the Tour of Catalonia over 166.7km from La Seu d'Urgell to Boi Taull, Catalonia, Spain, 24 March 2022. Colombian rider Nairo Quintana, of Team Arkea (R) takes the second place. EPA/Toni Albir
EPA/Toni Albir
Português partiu todo o pelotão na longa subida a Boí Taüll e ainda teve forças para bater Quintana e Higuita no sprint a três.
João Almeida venceu a etapa-rainha da Volta à Catalunha, que teve 166,7 km entre La Seu d'Urgell e Boí Taüll, uma escalada de 13 km, subindo ao segundo lugar da classificação geral, empatado em tempo com Nairo Quintana.
Foi o jovem português da UAE Emirates que decidiu a corrida, acelerando o grupo da frente nos últimos 3,3 km, até ficar só com Nairo Quintana, Sergio Higuita e Richard Carapaz, que nunca o ajudaram.
Perto do final, Quintana e Higuita atacaram, mas Almeida teve forças para perseguir, alcançar os dois colombianos e depois ainda os superar num sprint muito apertado, devidos às curvas na zona de meta.
Nairo Quintana, da Arkéa-Samsic, passou a liderar, estando João Almeida no segundo posto, com o mesmo tempo. Sergio Higuita, da Bora, subiu a terceiro, a 6 segundos, e Ben O'Connor, anterior líder, desceu a quarto, a 16 segundos do duo da frente.
João Almeida, que passou a ter o seu colega Juan Ayuso em quinto, a 17 segundos, tornou-se líder da Juventude.
Este foi o sétimo triunfo do caldense desde que está no World Tour, mas o primeiro desta época e também com a camisola da UAE Emirates.
