Após disputadas cinco regatas nas águas algarvias, a equipa de Omã lidera o GC32 Racing Tour, em igualdade pontual com o Alinghi.
Corpo do artigo
O Oman Air fechou o primeiro dia da segunda etapa do GC32 Racing Tour, que se disputa em Lagos até domingo, na liderança, em igualdade pontual com os suíços do Alinghi.
A equipa de Omã, cujo skipper é Adam Minoprio, que no ano passado foi vice-campeão no Mundial, vinha confiante com o triunfo na primeira etapa, que decorreu em Sardenha, Itália e começou assim da melhor forma a prova no barlavento algarvio.
Na sexta-feira estão programadas mais cinco regatas do Campeonato do Mundo e Martinho Fortunato, Comodoro do Clube de Vela de Lagos mostrou-se entusiasmado: "Vivemos dias de enorme entusiasmo em Lagos, quando todos nos preparamos para receber o maior evento náutico realizado em Portugal este ano. Vamos ter aqui alguns dos melhores velejadores mundiais da atualidade, muitos deles envolvidos em projetos da America"s Cup, a maior e mais mediática prova mundial de vela. É sem dúvida um evento que projeta Lagos e a região no panorama mundial da vela".
O skipper do Oman Air, Adam Minoprio, afirmou esta quinta-feira que gostou das condições, depois de uma abertura lenta: "Tivemos algumas partidas não tão boas e um desentendimento com o Argo. Mas, conseguimos recuar e fizemos algumas boas modificações táticas na segunda regata".
Já do lado do Alinghi, o co-skipper Arnaud Psarofaghis afirmou: "Tivemos duas corridas ruins, mas vencemos três por isso conseguimos recuperar na classificação. Todos estão a dar o máximo que conseguem, o mais difícil é estar atentos aos trajetos dos outros, tivemos alguns problemas com outros barcos hoje, o que resultou em duas penalidades. Mas, esse é o jogo, é realmente um grande evento".
Classificação - Após o 1.º Dia
1.º Oman Air (Oma) - 18 pontos
2.º Alinghi (Sui) - 18 pontos
3.º INEOS Rebels UK (Gbr) - 19 pontos
4.º NORAUTO (Fra) - 19 pontos
5.º Argo (EUA) - 23 pontos
6.º Red Bull Sailing Team (Aut) - 27 pontos
7.º Team Tilt (Sui) - 28 pontos
8.º Zoulou (Fra) - 36 pontos
9.º CHINAone NINGBO (Chi) - 42 pontos
10.º Black Star Sailing Team (Sui) - 45 pontos