US Open: Alcaraz confirma passagem e Sousa junta-se a Borges na segunda ronda
Quem também seguiu em frente foi o russo Andrey Rublev, 11.º classificado mundial, graças ao triunfo frente ao sérvio Laslo Djere em cinco renhidos sets.
Corpo do artigo
O espanhol Carlos Alcaraz estreou-se na terça-feira com uma vitória no Open dos Estados Unidos, por lesão de Sebastián Báez, numa jornada em que a número um mundial, Iga Swiatek, também venceu e João Sousa seguiu em frente.
Foram duas horas e 30 minutos de um encontro intenso, jogado nos limites de parte a parte, mas que acabou interrompido precocemente com a rotura muscular de Báez, 37.º colocado no "ranking" ATP, permitindo assim o triunfo do número quatro mundial, Alcaraz, com os parciais de 7-5, 7-5 e 2-0.
Apesar da vitória e consequente passagem à segunda ronda, na qual irá defrontar o argentino Federico Coria, o jovem natural de Múrcia, que em 2021 saiu lesionado nos quartos-de-final em Nova Iorque, não conseguiu evitar um total de 47 erros não forçados, mantendo-se, ainda assim, em prova e na corrida a uma eventual subida ao posto de número um mundial.
"Ninguém quer ver o final de um encontro assim. Julgo que nenhum dos jogadores merecia e apenas posso dizer que o Sebastián é um grande jogador. Lutou até à última bola, por isso tomou a melhor decisão", comentou o jovem espanhol, de 19 anos, em court"
Bem mais suada foi a estreia, igualmente vitoriosa, de João Sousa na metrópole nova-iorquina, com o tenista minhoto, número um nacional e 59.º ATP, a precisar de três horas e 29 minutos para levar de vencido o norte-americano Mackenzie McDonald por 1-6, 7-6 (7-4), 7-6 (7-4) e 6-3 no secundário "court" número sete de Flushing Meadows, onde iniciou a sua nona participação no quadro principal do quarto "major" da temporada.
A entrada do vimaranense - que em 2018 chegou aos oitavos de final em Nova Iorque - não foi a melhor e, em apenas 31 minutos, viu o anfitrião (77.º ATP) fugir com o primeiro set. O espírito combativo de Sousa voltou a ser, todavia, determinante e, graças a um melhor aproveitamento de pontos ganhos no segundo serviço, a que juntou um total de 40 winners, assinou a 14.ª vitória individual da temporada.
15125366
No percurso de João Sousa, que se junta assim a Nuno Borges na segunda ronda do Open dos Estados Unidos, segue-se agora o britânico Cameron Norrie, número nove mundial, que bateu na terça-feira o francês Benoit Paire, com os parciais de 6-0, 7-6 (7-1) e 6-0, para assegurar a manutenção em prova.
Pela primeira vez, Portugal tem dois tenistas na segunda ronda de um torneio de singulares do Grand Slam.
Na mesma metade inferior do quadro, também o búlgaro Grigor Dimitrov, semifinalista do Open dos Estados Unidos em 2019, entrou com uma vitória em apenas três parciais, por 6-3, 6-2 e 6-2, sobre o norte-americano Steve Johnson, marcando duelo na próxima fase com o local Brandon Nakashima.
Quem também seguiu em frente foi o russo Andrey Rublev, 11.º classificado mundial, graças ao triunfo frente ao sérvio Laslo Djere em cinco renhidos sets, com os parciais de 7-6 (7-5), 6-3, 3-6, 4-6 e 6-4.
Na segunda eliminatória, o moscovita, que falhou Wimbledon devido à invasão militar da Ucrânia por parte da Rússia, vai medir forças com o sul-coreano Soonwoo Kwon.
15125884
Na competição feminina, a polaca Iga Swiatek, líder da hierarquia WTA, voltou aos triunfos no Grand Slam, desde a conquista do seu segundo título de Roland Garros, e dominou completamente a italiana Jasmine Paolini (56.ª WTA), por 6-3 e 6-0, para garantir a qualificação para a ronda seguinte.
Enquanto Swiatek, que já venceu seis troféus esta época, marcou tranquilamente encontro com a norte-americana Sloane Stephens, a espanhola Paula Badosa (núumero quatro do mundo) precisou de três "sets" para bater a ucraniana Lesia Tsurenko (87.ª), pelos parciais de 3-6, 7-6 /7-4) e 6-3).
Já a cazaque Elena Rybakina, campeã de Wimbledon, foi eliminada na estreia pela francesa Clara Burel (131.ª), por duplo 6-4, num dia em que a bielorrussa Aryna Sabalenka (6.ª) superou a também local Catherine Harrison (243.ª) e Jessica Pegula (8.ª) derrotou a suíça Viktorija Golubic, por duplo 6-2.