Último ranking feminino do ano: Swiatek acaba líder destacadíssima, Garcia sobe ao quarto posto
Horas depois de conquistar o mais importante título da carreira, ao derrotar a bielorrussa Aryna Sabalenka em dois "sets" na final das WTA Finals, a tenista de 29 anos subiu duas posições na hierarquia mundial, garantindo que fecha o ano no quarto posto
Corpo do artigo
A francesa Caroline Garcia, vencedora das WTA Finals, acabou a temporada como quarta do "ranking" mundial", enquanto a polaca Iga Swiatek é a segunda tenista da história com mais pontos somados como número um.
Horas depois de conquistar o mais importante título da carreira, ao derrotar a bielorrussa Aryna Sabalenka em dois sets na final das WTA Finals, a tenista de 29 anos subiu duas posições na hierarquia mundial, garantindo que fecha o ano no quarto posto.
15327908
A segunda francesa a vencer a competição que encerra a temporada, depois de Amélie Mauresmo em 2005, tinha terminado 2021 na 74.ª posição do "ranking" WTA.
A atualização desta terça-feira, na qual Sabalenka ascendeu também dois lugares, até ao quinto posto, confirma o impressionante domínio de Iga Swiatek, que fechou a época com 11.085 pontos, o segundo maior "pecúlio" de sempre desde a criação do "ranking" WTA.
15328027
A polaca de 21 anos, campeã de Roland Garros e do Open dos Estados Unidos, só é batida pela norte-americana Serena Williams, que em 2013 terminou a temporada com 13.615 pontos.
Swiatek sucede à australiana Ashleigh Barty, número um mundial no final de 2019, 2020 e 2021, que se retirou em março aos 25 anos.
A polaca deixou a segunda classificada, a tunisina Ons Jabeur, a uma "enorme" distância de 6.030 pontos, com a norte-americana Jessica Pegula a fechar o "pódio anual" na terceira posição.