Corredores naturais de Vila Nova de Gaia vão, em breve, oficializar a renovação de contrato até 2026. Equipa melhorou-lhes as condições.
Corpo do artigo
A UAE Emirates vai manter os ciclistas Rui e Ivo Oliveira nos seus quadros. A formação que luta para ser a mais forte no ranking mundial e que é segunda, nesta fase, no ranking das vitórias renovará o contrato dos irmãos naturais de Vila Nova de Gaia.
Os jovens vão prolongar por três anos, até 2026, mantendo-se na estrutura que os acolheu em 2019, quando se tornaram profissionais depois de terem estado na Hagens Berman Axeon. "A UAE aceitou o valor que propusemos e a oficialização está para breve", confirmou a O JOGO o empresario dos ciclistas, João Correia.
Ivo Oliveira tem voltado a estar em grande nível nos contrarrelógios e, depois do quarto lugar na geral da Boucles de la Mayenne e da vitória no prólogo dessa prova, ganhou algumas garantias de poder ser protegido em provas sem muita montanha. Rui Oliveira é um dos classicómanos da equipa, presença imprescindível nas clássicas belgas e foi trunfo valioso para Tadej Pogacar ganhar a Volta a Flandres, segunda clássica monumento da temporada.
Como tal, eram seguidos atentamente por outras equipas, nomeadamente pela Trek, que tinha os dois na mira para ajudarem o campeão do mundo de Yorkshire, em 2019, tanto nas provas de um dia como nas chegadas ao sprint. "Houve a possibilidade de irem para a Trek-Segafredo, ficariam muito bem junto ao Mads Pedersen. O trajeto deles iria mudar, mas a UAE subiu a proposta e quis muito ficar com eles", disse Correia.
Os dois atletas serão parte importante nas provas de uma semana da equipa e também um auxílio importante para João Almeida. Ivo está a competir no Dauphiné, Rui está hoje numa clássica suíça, rumando depois à Eslovénia. Ambos irão aos Nacionais de ciclismo em Mogadouro. Ivo foi campeão de contrarrelógio em 2020.
Juntos no sonho olímpico na pista
Ivo e Rui Oliveira afinam o madison, na pista, há mais de uma década e, com Iúri Leitão a ajudar, estão a conquistar pontos importantes para Portugal sonhar com a presença nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. É preciso regularidade e evitar lesões, mas sabem que têm o apoio da equipa UAE Emirates para continuar a passar pelos velódromos nas "folgas" da estrada.
16500229