Prova que assinala o regresso do ano na modalidade vai para a estrada nos dias 4 e 5 de maio, estando a gerar expectativa no pelotão nacional, por ser o herdeiro de um histórico.
Corpo do artigo
"Vão alinhar todas as equipas portuguesas de elite e sub-23 e ainda uma espanhola e já percebi que encaram a corrida como uma das importantes. Há muita gente a querer ganhar", revelou Carlos Pereira, presidente da FullSport, empresa que está a organizar o Troféu O JOGO/Leilosoc, explicando o que motiva as equipas nacionais para a prova que se realizará a 4 e 5 de maio e que foi hoje apresentada na Póvoa de Varzim: "É o regresso de uma corrida com muita história, que chegou a ser tradição, e que também cativa as equipas por ter um jornal importante envolvido."
As duas etapas, a primeira na Póvoa de Varzim e a segunda em Vieira do Minho, foram reveladas hoje em detalhe, numa cerimónia que decorreu no Diana Bar, na Póvoa, assim como foi dada a conhecer uma primeira lista de participantes: vão alinhar as oito equipas continentais portuguesas, irá estrear-se a única Profissional Continental, a W52-FC Porto, e estarão ainda as formações sub-23 nacionais e uma galega, a Cortizo.
Vencer não será fácil, pois a primeira etapa, terminando no alto do Monte S. Félix, depois de cumprir sete voltas entre a Póvoa de Varzim e a famosa subida em Laúndos, terá 135,7 quilómetros de elevada dificuldade.
A segunda, com 10 voltas a um circuito de 10 quilómetros em Vieira do Minho, será propícia a tentativas de reviravolta, por se tratar de um constante sobe e desce.
"Regresso é emoção especial"
"É com uma emoção especial que assistimos ao regresso de O JOGO", assinalou Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e curiosamente único que bisou nas sete edições do Grande Prémio O JOGO, realizadas entre 1987 e 1993.
A Póvoa será um local natural para o recomeço, como assinalou Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal: "Temos a Clássica da Primavera, corridas de BTT todos os fins de semana e sobretudo somos uma terra que fabrica campeões. Temos o Manuel Zeferino, vencedor de uma Volta a Portugal, e temos o Rui Costa, único campeão do Mundo português".
A etapa de Vieira do Minho será, para António Barbosa, presidente da Câmara Municipal, uma continuação ideal, pois "existe uma ligação forte à Póvoa de Varzim e eventos assim são uma promoção para a nossa oferta turística".
Um Grande Prémio com história única
"Existe entusiasmo e para nós há a importância acrescida de ser o completar de um ciclo. Depois de ter regressado o Grande Prémio JN, agora temos O JOGO também na estrada, sendo duas marcas que assinalaram uma época", acrescentou Carlos Pereira.
A verdade é que o historial de O JOGO no ciclismo é invulgarmente rico e entre as equipas que alinham estará a que mais festejou o antigo Grande Prémio: a Rádio Popular-Boavista, na altura célebre como Recer-Boavista, venceu as edições de 1989 (José Santiago), 1990, 1992 (ambas com Delmino Pereira) e 1993 (Cássio Freitas). Se os axadrezados celebraram no último ano da anterior fase, o Louletano conquistou as duas primeiras edições, com Fernando Carvalho (1987) e Cayn Theakston (1988).
Na lista de vencedores é ainda possível encontrar os antecessores de Sporting-Tavira e Vito-Feirense, equipas que conquistaram três etapas. O FC Porto não tinha ciclismo na altura e Efapel, Oliveirense-InOutbuild, Miranda-Mortágua e LA Alumínios são todas mais recentes.
Na cerimónia de apresentação foi recordado com especial carinho o triunfo de José Santiago, que além de ciclista e de diretor-desportivo que fundou a equipa da Maia foi jornalista, tendo falecido ao serviço de O JOGO na Volta a Portugal de 1996. Santiago estreou-se ao serviço deste jornal precisamente com uma crónica de antevisão ao Grande Prémio de O JOGO de 1993, o último que se realizou. "Foi um amigo que perdemos", lembrou José Manuel Ribeiro, diretor de O JOGO, deixando clara a ligação deste jornal à modalidade. "O JOGO nasceu para o ciclismo", afirmou.
Etapas
1.ª (4 de maio): Póvoa de Varzim-Póvoa de Varzim (135,7 km)
2.ª (5 de maio): Vieira do Minho-Vieira do Minho (100 km)
Equipas participantes
Profissional Continental
W52-FC Porto
Continental
Efapel
LA Aluminios
Ludofoods-Louletano-Aviludo
Miranda-Mortágua
Radio Popular-Boavista
Sporting-Tavira
UD Oliveirense-InOutbuild
Vito-Feirense-Pnb
Sub-23
Sicasal-Constantinos
JV Perfis-Gondomar Cultural
Jorbi-Team José Maria Nicolau-Team Galicia
ACDC Trofa-Trofense
Crédito Agrícola-Jorbi-Almodôvar
Fortunna-Maia
Equipo Cortizo (Espanha)