Depois de ter tido uma das provas mais importantes dos anos 90, o GP O JOGO, o nosso jornal volta à organização de corridas de ciclismo, desta vez com o Troféu O JOGO/Leilosoc, nos dias 4 e 5 de maio
Corpo do artigo
São duas etapas, nos dias 4 (Póvoa de Varzim) e 5 (Vieira do Minho) de maio, no regresso de O JOGO às corridas de ciclismo. Depois do GP O JOGO, uma prova que, embora só tenha tido sete edições, foi das mais marcantes do calendário velocipédico nacional no início dos anos noventa, o nosso jornal regressa com o Troféu O JOGO/Leilosoc, uma competição mais curta, com apenas duas tiradas.
A anterior organização foi significativa desde logo pela qualidade dos vencedores, com nomes como Delmino Pereira, hoje presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, ou José Santiago, que na altura se tornou no homem com mais vitórias na montanha da Volta a Portugal, fundando depois o Maia. Mas foi marcante também pelo facto de ter dado origem à Volta a Portugal do Futuro, que teve em... Delmino Pereira o primeiro vencedor. Não tendo a dureza daqueles primeiros anos, com muitas e difíceis etapas, além de grandes corredores, é significativo que a Volta a Portugal do Futuro faça parte do calendário até hoje, sendo uma competição para escalões mais jovens, até sub-23.
Este ano, com os apoios das autarquias da Póvoa de Varzim e de Vieira do Minho, aqui está o Troféu O JOGO/Leilosoc, com o nosso jornal a juntar-se à grande festa popular que é o ciclismo, modalidade com enorme tradição no país e que leva milhares e milhares de pessoas às estradas .
"Nós participámos pela primeira vez no GP JN e foi nessa base que decidimos também participar no Troféu O JOGO. Esta é uma modalidade que sempre nos interessou, é muito direta, chega com facilidade às pessoas. Acho muito bem que O JOGO tenha voltado a pôr uma prova na estrada, estão de parabéns pela iniciativa", disse Rute Monteiro, diretora de marketing da Leilosoc. "Acaba por ser um espetáculo único e uma prova de excelência. Fiz uma pesquisa, na altura do GP JN, e percebi que é uma modalidade de grande notoriedade e que traz consigo essa mesma grande notoriedade", continuou Rute Monteiro, uma beirã que tem o ciclismo entre as suas memórias mais antigas: "Quando era miúda, íamos ver a Volta a Portugal a passar na Serra da Estrela: era uma tradição familiar. Desde essa altura que fiquei fã da modalidade e sempre que posso, vou acompanhando."
Voltando ao Troféu O JOGO, Rute Monteiro admite ter "ótimas expectativas", sendo essa mais uma razão para o apoio que a Leilosoc dá à competição. "Temos, sim, percebemos que esta é uma modalidade que chega muito rapidamente às pessoas. Temos mesmo excelentes expectativas, ao ponto de nos associarmos ao naming da prova. De resto, O JOGO, sendo um jornal desportivo, até se aproxima mais desta modalidade", concluiu a diretora de marketing.
Recorde-se então que o Troféu O JOGO/Leilosoc vai para a estrada nos dias 4 e 5 de maio, tendo na Póvoa de Varzim e em Vieira do Minho pontos centrais.
José Manuel Ribeiro - Reencontro com a história
O ciclismo está nos genes d"O jOGO desde a sua fundação e o Grande Prémio O JOGO, que preencheu uma parte importante do calendário durante vários anos, também está na história do ciclismo. Este troféu é um primeiro passo para regressarmos a essa relação e até para a fortalecermos. Pelo caminho, também é uma oportunidade para fazermos algo pela memória de um dos nossos, o ex-ciclista José Santiago, que faleceu ao serviço d"O JOGO quando cobria uma Volta a Portugal.