Dinamarquês deixou longe o rival Tadej Pogacar e tornou-se grande favorito a bisar.
Corpo do artigo
Jonas Vingegaard terminou o contrarrelógio da 16.ª etapa da Volta a França com Tadej Pogacar quase à vista e o triunfo final também no horizonte, apesar de esta quarta-feira ainda se disputar a etapa rainha.
O dinamarquês da Jumbo-Visma, que já vestia de amarelo e tendo 10 segundos de vantagem sobre o esloveno da UAE Emirates, venceu o "crono" de 22,4 km desta terça-feira, entre Passy e Combloux, com uma espantosa vantagem de 1m38s para o rival, que terminou em nítida quebra.
Pogacar terminou com o segundo tempo e fez uma boa prova, quase apanhando Carlos Rodriguez (Ineos), que era terceiro da geral, mas pareceu afetado pelo desempenho do camisola amarela, que foi superior desde início e aos 5 km já estava a ganhar 15 segundos.
Passando a ter 1m48s de vantagem na classificação geral, Vingegaard vai poder gerir as distâncias nas quatro montanhas desta quarta-feira, até Courchevel, dificilmente cedendo a amarela. Serão 165,7 quilómetros nos Alpes, entre Saint-Gervais Mont-Blanc e Courchevel, incluindo uma contagem de montanha de categoria especial e duas de primeira.
O "crono", que teve Wout van Aert (Jumbo-Visma) com o terceiro tempo, deixou os dois primeiros ainda mais longe de todos os restantes e gerou uma alteração no terceiro lugar da geral, que passou a ser de Adam Yates, colega de Pogacar na UAE Emirates, a 8m52s da amarela. Carlos Rodriguez é agora quarto, a 8m57s, e Jay Hindley o quinto, já a 11m15s.