Famalicense estreou-se pelo Sporting-Tavira entrando numa fuga e somando bonificações numa primeira etapa ganha ao sprint por Fernando Gaviria (UAE Emirates).
Corpo do artigo
Fernando Gaviria é o primeiro líder da Vuelta a San Juan, pois bateu Matteo Malucelli (Caja Rural) e Sam Bennett (Bora-hansgrohe) no sprint que encerrou a primeira etapa, em Pocito, mas os 159 quilómetros inaugurais da corrida argentina também tiveram Tiago Machado em destaque.
O corredor que trocou o World Tour pelo Sporting-Tavira aproveitou um período de acalmia, depois de ter sido anulada a fuga mais longa de uma etapa sem grandes dificuldades, para fugir, na companhia de Maximiliano Navarrete (Argentina), Alejandro Osorio (Nippo Vinia-Fantini) e Higiño Lucero (Municipalidad de Rawson).
O quarteto tentou conquistar a etapa, mas a UAE Emirates, estreando o melhor sprinter da atualidade, não facilitou na perseguição e acabou por oferecer o triunfo a Gaviria, anulando a fuga a quatro quilómetros do final.
Tiago Machado, tendo somado dois segundos de bonificação numa meta de passagem, assegurou a sexta posição da geral, a oito segundos do colombiano que vestiu a camisola branca de líder.
O Sporting-Tavira tem ainda Alexander Grigoriev na 25.ª posição, Alejandro Marque em 42.º, José Mendes em 54.º e Nicola Toffali em 82.º, todos a 10 segundo do líder, e Rinaldo Nocentini em 162.º, a 7m05s.