Brasileiro Henrique Avancini venceu a prova de 102 quilómetros.
Corpo do artigo
Tiago Ferreira foi este sábado 29.º classificado no Campeonato do Mundo de Maratona BTT (XCO), disputado em torno de Auronzo di Cadore, nos Alpes Dolomíticos, em Itália.
Na competição, de 102 quilómetros, manteve-se na cabeça da corrida na primeira hora e meia, mas a parte mais dura do percurso penalizou o corredor viseense, que perdeu contacto com a frente.
Tiago Ferreira, campeão mundial em 2016 e vice-campeão em 2017, acabaria por terminar a 16.20 minutos do vencedor, o brasileiro Henrique Avancini, que concluiu a maratona em 5:08.28 horas.
"O Tiago não teve um dia bom. Sensivelmente a meio da corrida não conseguiu seguir com os melhores. Começou por perder tempo, acabando por perder também algum ânimo, quando percebeu que não conseguiria bater-se pelo pódio. Isso explica que fosse perdendo posições até ao final", justificou o selecionador nacional, Pedro Vigário, em declarações à assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Ciclismo.
No segundo lugar do Mundial, atrás de Avancini, terminaram o austríaco Daniel Geismayr, com mais dois segundos, e o colombiano Héctor Leonardo Páez, com mais sete.
Portugal contou ainda na prova com Luís Leão Pinto, que desistiu com uma lesão muscular, e por José Dias, que também abandonou.