Britânico foi terceiro na última etapa de montanha e amanhã vai festejar o maior triunfo da sua carreira em Madrid. Enric Mas, venceu em Andorra e subiu a segundo da geral, com Miguel Angel López a completar o pódio.
Corpo do artigo
Os 97,3 quilómetros da 20.ª e penúltima etapa da Volta a Espanha confirmaram ser o britânico Simon Yates, da Mitchelton-Scott, o vencedor final, tendo operado uma revolução nos restantes lugares do pódio, pois Alejandro Valverde, desfalecendo na última das seis montanhas do dia, desceu a quinto. Enric Mas, jovem espanhol que venceu a etapa, subiu a segundo, e o colombiano Miguel Angel López a terceiro.
O último dia de montanha forneceu praticamente três horas de emoções fortes, pois a Movistar começou ao ataque, com Nairo Quintana, e terminou à defesa, quando o colombiano teve de esperar por Alejandro Valverde, que ficou sem forças. Quintana abandonou uma fuga em que estava com Enric Mas, Miguel Angel López e Simon Yates, o trio que acabou por ficar com o pódio final, pois além de Valverde também Steven Kruijswijk perdeu tempo e desceu a quarto.
A etapa de amanhã, em Madrid, servirá apenas para a consagração que Yates, que será o terceiro britânico a ganhar uma Grande Volta num mesmo ano, depois de Chris Froome (Giro) e Geraint Thomas (Tour), uma proeza inédita no ciclismo.