O dinamarquês Thomas Bjorn foi esta terça-feira eleito capitão da equipa europeia de golfe que irá defrontar os Estados Unidos na Ryder Cup de 2018, que se disputará no Clube Nacional de Golfe de Paris.
Corpo do artigo
Thomas Bjorn, de 45 anos, é o primeiro dinamarquês a liderar a equipa do 'velho continente' no clássico duelo de golfe com os Estados Unidos, depois de participar em sete edições do torneio, três como jogador e quatro como vice-capitão.
O golfista nórdico, que substitui nas funções o ex-capitão irlandês Darren Clarke, estreou-se na Ryder Cup na edição de 1997, sob a batuta do espanhol Severiano Ballesteros, em Valderrama, numa edição ganha pela seleção europeia.
Bjorn colaborou ainda nas vitórias europeias de 2002, em Belfry, e 2014, em Gleneagles, e ajudou como vice-capitão do alemão Bernhard Langer (2004), do escocês Colin Montgomerie (2010), do espanhol Jose Maria Olazabal (2012) e do norte-irlandês Darren Clarke (2016).
O golfista dinamarquês conquistou quinze torneios do circuito europeu, foi por duas vezes segundo classificado no Open da Grã-Bretanha e participou por catorze vezes no Le Golf Nacional, tendo como melhor resultado o terceiro posto em 2007.
A eleição foi conduzida por um painel de cinco elementos, constituído pelos três últimos capitães - Darren Clarke, Paul McGinley e José Maria Olazabal -, e Keith Pelley, presidente-executivo do European Tour, e Henrik Stenson, do Comité dos torneios europeus.