Teoria da conspiração na F1: Alpha Tauri ajudou Verstappen a ganhar em Zandvoort

Yuki Tsunoda desistiu nos Países Baixos
AFP
As declarações de Toto Wolff, diretor da Mercedes, também não ajudaram e foram gasolina para o fogo da conspiração.
A desistência de Yuki Tsunoda no decorrer do Grande Prémio dos Países Baixos é o ponto de partida da mais recente teoria da conspiração na Fórmula 1. Por todo lado surgiram ideias mais ou menos mirabolantes ee que a desistência do japonês da Alpha Tauri - equipa do universo Red Bull - ajudou Max Verstappen a bater a Mercedes, especialmente Lewis Hamilton, ao aproveitar a presença do Virtual Safety Car para mudar para pneus macios.
Tudo começou quando Yuki Tsunoda parou em pista, uma primeira vista, queixando-se que as rodas do Alpha Tauri não estavam corretamente apertadas, parando numa zona lateral da pista na 45ª volta. O japonês, após ficar parado por alguns instantes, conseguiu encaminhar-se lentamente até a boxe e a AlphaTauri voltou a apertar o cinto de segurança, já que o piloto japonês o havia retirado no momento em que parou. Quando Tsunoda retornou à pista, saindo claramente mais lento da boxe, foi perdendo potência ao longo da volta. No fim, o problema não era de uma possível roda solta, mas um problema no diferencial.
As declarações de Toto Wolff, diretor da Mercedes, também não ajudaram e foram gasolina para o fogo da conspiração. "Se estivéssemos a lutar pelo campeonato, essa situação seria algo que iria analisar de forma atenta. [...] Isso talvez tenha mudado o resultado de uma prova que provavelmente teríamos ganho", afirmou.
Perante tudo isto, a escuderia com sede em Itália, respondeu com um comunicado. "É incrivelmente desanimador ler a linguagem e comentários que têm sido direcionados à nossa equipa e a Hannah Schmitz, a chefe de estratégia da Red Bull. Este comportamento de ódio não pode ser tolerado, para lá das acusações de jogo sujo, que são inaceitáveis, falsas e completamente desrespeituosas tanto para nós como para a Hannah. Sempre competimos de forma independente, justa e com os mais altos níveis de respeito. Yuki sofreu uma falha que o equipa não detetou imediatamente, o que o fez parar na pista. Sugerir qualquer coisa diferente é um insulto e está categoricamente incorreto", refere a Alpha Tauri.
15139736
15139596
