Judoca portuguesa sobe ao lugar mais alto do pódio no Europeu, que se disputa em Lisboa e onde João Crisóstomo foi bronze. Foi por ippon que a atleta bateu Kaja Kajzer.
Corpo do artigo
Telma Monteiro conquistou a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por ippon.
Telma alcançou o seu sexto título europeu e chegou à 15.ª medalha em igual número de presenças em Europeus, tornando-se a primeira judoca a conquistar "metais" em 15 Europeus.
No combate diante de Kajzer, 15.ª do mundo e com quem Telma Monteiro tinha perdido em 2020, em Telavive, a judoca do Benfica, 10.ª, conseguiu pontuar para ippon, terminando de imediato o combate, aos 39 segundos do prolongamento (golden score).
Antes da final, Telma tinha vencido a experiente austríaca Sabrina Filzmoser (waza-ari), duas vezes campeã europeia e 31.ª do mundo, a belga Mina Libeer (ippon), 48.ª, e a kosovar Nora Gjakova, quarta e a grande favorita em Lisboa, como mais bem classificada dos -57 kg na capital portuguesa.
Esta foi a 15.ª medalha da carreira de Telma Monteiro na competição continental, na qual soma cinco ouros, duas pratas e sete bronzes.