Dragões venceram os espanhóis do Igualada nas grandes penalidades
Corpo do artigo
Leia também Taça Hugo dos Santos: Sporting bate FC Porto no Dragão por 20 pontos
O FC Porto vai encontrar o Óquei de Barcelos na final da Taça Continental de hóquei em patins, ao vencer este sábado os espanhóis do Igualada nas grandes penalidades (3-0), face ao 2-2 após o prolongamento da meia-final.
As equipas portuguesas defrontam-se no domingo, às 18h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, palco da competição, após os minhotos derrotarem o Sporting de Tomar (6-3) e os dragões terem superado os catalães com penáltis certeiros de Pol Manrubia, Edu Lamas e Gonçalo Alves, depois de 50 minutos regulamentares em que anularam duas desvantagens e 10 de prolongamento.
A formação azul e branca foi mais ofensiva e rematadora na fase inicial do encontro, mas menos eficaz do que os catalães, a inaugurarem o marcador aos seis minutos, com Matías Pascual a contemporizar a bola até a libertar para o remate de primeira, certeiro, de Marc Carol.
Os portistas Gonçalo Alves e Hélder Nunes ameaçaram o empate poucos segundos após o golo sofrido, em dois remates travados por Arnau Martínez, antes de Pol Manrubia bater o guardião espanhol ao minuto oito, num "disparo" rasteiro e cruzado a partir da direita.
Carlo di Benedetto desperdiçou uma ocasião para a reviravolta, aos 11 minutos, antes de o detentor da Taça WSE aproveitar a rotação promovida por ambos os treinadores para equilibrar o desafio e adiantar-se de novo, por Joan Ruano, após nova assistência de Matías Pascual, aos 21'.
A segunda parte desenrolou-se quase em exclusivo no sentido da baliza espanhola, com os dragões a ameaçarem o empate num remate de Gonçalo Alves ao poste, aos 28 minutos, e em mais um lance em que Carlo di Benedetto se isolou, aos 29'.
Disposto a fechar todos os caminhos para a baliza e a prolongar ao máximo os tempos de ataque, o Igualada controlou o ímpeto atacante portista e viu Malián negar o golo a Marc Casal, aos 39', antes dessa resistência esmorecer aos 42', face à inspiração de Ezequiel Mena, que fixou o 2-2 num lance individual.
O pendor ofensivo do FC Porto estendeu-se até ao fim do tempo regulamentar, com destaque para o remate ao poste de Carlo di Benedetto, antes de os catalães equilibrarem as operações num prolongamento sem lances iminentes de golo, que adiou a decisão para o desempate por grandes penalidades.
O FC Porto vai assim reeditar, no domingo, as finais da época transata com o Óquei de Barcelos, quer para a Liga dos Campeões, em que os minhotos venceram, quer para o campeonato nacional, na qual os azuis e brancos alcançaram o título.
Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Barcelos.
Igualada - FC Porto, 2-2 (após prolongamento), 0-3 no desempate por grandes penalidades.
Ao intervalo: 2-1.
No final do tempo regulamentar: 2-2.
Marcadores:
1-0, Marc Carol, 06 minutos.
1-1, Pol Manrubia, 08.
2-1, Joan Ruano, 21.
2-2, Ezequiel Mena, 42.
Marcadores no desempate por grandes penalidades:
0-0, Roger Bars (ao lado).
0-1, Pol Manrubia.
0-1, Joel Roma (ao lado).
0-2, Edu Lamas.
0-2, Guillem Llorens (defesa do guarda-redes).
0-3, Gonçalo Alves.
Sob a arbitragem de Marco Rondina (Itália), Filippo Fronte (Itália) e Bruno Malheiro (Portugal), as equipas alinharam:
- Igualada: Arnau Martínez, Matías Pascual, Marc Carol, Joan Ruano e Marc González. Jogaram ainda: Roger Bars, Miguel Cañadillas, Guillem Llorens, Joel Roma e Jaume Marqués.
Treinador: Marc Muntané.
- FC Porto: Xavi Malián, Pol Manrubia, Hélder Nunes, Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves. Jogaram ainda: Telmo Pinto, Edu Lamas, Ezequiel Mena e Rafa.
Treinador: Paulo Freitas.
Assistência: cerca de 500 espectadores.

