Eliminado no primeiro dia da prova
Corpo do artigo
O português Frederico Morais foi eliminado no primeiro dia da prova na Ericeira do circuito de acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL), tal como os convidados lusos Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Camila Cardoso.
Kikas, ex-top-mundial, ultrapassou a primeira fase do Ericeira Pro, vencendo a primeira bateria da ronda dos 80, mas foi afastado na ronda dos 64, ficando na terceira posição (só os dois primeiros passam à fase seguinte) do primeiro heat (bateria) com 10,54 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,77 e 4,77), atrás do australiano George Pittar (12,87) e do norte-americano Nolan Rapoza (12,74), e apenas à frente costa-riquenho Carlos Muñoz (10,46).
No quadro masculino, Afonso Antunes é o último resistente luso, depois de ganhar a primeira ronda com 12,30 pontos (6,50 e 5,80), superando Tully Wylie (12,23), da Austrália, Josh Burke (11,86), dos Barbados, e Igor Morais, (10,40), do Brasil, aguardando agora para competir na 15.ª bateria da ronda dos 64 contra Hiroto Ohhara (Japão), Morgan Cibilic (Austrália) e Adin Masencamp (África do Sul).
Pelo caminho ficaram o campeão nacional Guilherme Ribeiro, convidado pela organização, tal como Joaquim Chaves, vencedor dos "trials" (prova de acesso) do Ericeira Surf Clube, que caíram na ronda dos 80.
Também Camila Cardoso - que no sábado tinha vencido os 'trials' femininos - foi afastada hoje, na primeira ronda, a única que se realizou para as mulheres, com Portugal ainda representado por Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot, que só entram em ação na segunda fase devido ao atual ranking, no qual são segunda, quinta e sexta, respetivamente.
A quarta de sete etapas das Challenger Series (CS) arrancou esta segunda-feira na Praia de Ribeira d'Ilhas, Ericeira, Mafra, com o período de espera a decorrer até 5 de outubro.