Kikas perdeu para Gabriel Medina e Michel Bourez na quarta ronda da etapa lusa, repetindo o desempenho de 2017. A luta pela requalificação prossegue no Havai.
Corpo do artigo
O surfista Frederico Morais foi esta quinta-feira afastado na quarta ronda do Meo Rip Curl Pro Portugal, a 10.ª e penúltima etapa do circuito mundial que decorre na Praia de Supertubos, em Peniche.
Numa bateria em que as atenções estavam divididas entre o mar e a areia, pela presença do futebolista Neymar, Kikas precisava de ficar entre os dois primeiros para avançar para os "quartos", mas terminou em terceiro 3,63 pontos, atrás de Gabriel Medina (1.º) e Michel Bourez (13.º). O brasileiro venceu o heat com 11,67 pontos (em 20 possíveis), enquanto o atleta da Polinésia Francesa obteve 7,84 pontos.
Assim, o surfista do Guincho termina a etapa portuguesa em nono lugar, a mesma posição que alcançou no ano passado, amealhando 3700 pontos para o ranking, no qual, à partida, era 22.º (a última posição de requalificação para 2019).
O português passa para a frente do brasileiro Yago Dora na hierarquia, mas, por sua vez, pode vir a ser alcançado pelo australiano Matt Wilkinson. Tal significa que a posição de Morais ainda não é a mais tranquila, quando falta apenas disputar o Billabong Pipe Masters, em dezembro, no Havai.
Por outro lado, recorde-se que, face à eliminação de Filipe Toledo na terceira ronda, Medina pode sagrar-se campeão do mundo em Portugal, precisando de repetir a vitória de 2017 e esperar que Julian Wilson não chegue às meias-finais.