
Donald Trump
EPA
Donald Trump não vai assistir ao Super Bowl da NFL, a 8 de fevereiro, no Levi"s Stadium, na Califórnia. O presidente dos Estados Unidos justificou a ausência com a longa viagem e mostrou desagrado pela escolha de Bad Bunny e dos Green Day para o espetáculo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não vai marcar presença no Super Bowl, final da NFL marcada para 8 de fevereiro, por considerar que o jogo, a disputar no Levi"s Stadium, junto a São Francisco, na Califórnia, fica "demasiado longe". Trump, primeiro presidente em funções a assistir a um Super Bowl - 2025, em Nova Orleães - afirmou numa entrevista ao New York Post que marcaria presença se a deslocação fosse "um pouco mais curta". Recorde-se que neste segundo mandato, o presidente norte-americano já marcou presença noutros grandes eventos desportivos, incluindo a corrida Daytona 500 da NASCAR e a final nacional de futebol universitário na passada semana, ambos disputados na Flórida. Ou seja, a uma curta viagem aérea do clube Mar-a-Lago, em Palm Beach, onde Trump costuma passar os fins de semana. O presidente assistiu ainda à Ryder Cup de golfe, em setembro, quando a prova decorreu em Bethpage, no estado de Nova Iorque.
Na entrevista ao mesmo jornal, Trump disse também que ficou desagradado com o facto de o famoso espetáculo do intervalo do Super Bowl estar a cargo do rapper porto-riquenho Bad Bunny, além de uma atuação, antes do jogo, da banda de rock Green Day. O presidente classificou a escolha de Bad Bunny como atração principal do intervalo como "absolutamente ridícula", uma posição partilhada por muitos dos seus apoiantes, igualmente críticos do músico que canta em espanhol. Sobre os Green Day, recorde-se que são autores de canções com letras críticas da "agenda MAGA". O vocalista Billie Joe Armstrong tem manifestado publicamente apoio aos protestos contra as políticas anti-imigração da administração Trump.
Apesar das críticas feitas, Trump afirmou que a presença dos músicos no jogo não teve qualquer influência na sua decisão de não marcar presença.
O Super Bowl tem sido, há décadas, o evento mais visto nos Estados Unidos. O jogo do ano passado registou uma média de quase 130 milhões de espectadores no país e 62,5 milhões de espectadores internacionais, segundo dados da NFL.

