
Palco pronto no Reliant Stadium, em Houston
Este domingo, a partir das 23h30, joga-se a 51.ª edição da final da NFL. Muito mudou desde aquela tarde de 15 de janeiro de 1967
Houston, no Texas, é, este domingo, o palco da 51.ª edição do Super Bowl, a final do futebol americano que coloca em campos opostos New England Patriots e Atlanta Falcons. Os Patriots de Tom Brady são favoritos, os Falcons de Matt Ryan chegam ancorados em espantosas estatísticas. O nome do vencedor será conhecido em plena madrugada portuguesa, pelo que será obrigatório dormir poucas horas antes do início de uma semana de trabalho para conhecer, em primeira mão, o nome do vencedor.
Na verdade, um jogo de futebol americano costuma durar pouco mais de três horas - a média é 3h12m -, mas o Super Bowl consome bem mais de quatro, surpreendente para uma modalidade que é feita de quatro períodos de 15 minutos. É verdade que a final do campeonato é um caso especial, porque o intervalo - que, este ano, inclui o concerto de 12 minutos de Lady Gaga - dura uma boa meia hora, mas ainda assim é tempo a mais para um desporto no qual o relógio nem sempre pára quando não se passa rigorosamente nada. Os segundos disponíveis para cada jogada, por exemplo, começam a ser consumidos quando os jogadores ainda estão a reunir-se em redor do quarterback para conhecerem a jogada. O "Wall Street Journal" fez as contas ao tempo útil de um jogo e chegou a conclusões: em média um jogo dura 3h12, mas descontados os tempos mortos há ação em apenas 11 minutos. Aliás, contas feitas, uma transmissão televisiva gasta mais tempo em repetições - 17 minutos - do que na transmissão real de jogadas. E quatro segundos é a duração média de uma jogada na NFL.
Muito mudou desde aquela tarde de 15 de janeiro de 1967, data da primeira edição do Super Bowl. O jogo entre Green Bay Packers e Kansas City Chiefs durou pouco mais de duas horas. Mas o domingo do Super Bowl estava ainda longe de ser o que é hoje em dia, o segundo dia em que mais comida se consome nos Estados Unidos, apenas batido pelo Dia das Ação de Graças. Há quem tenha calculado que hoje serão consumidas mais de 14 500 toneladas de batatas fritas.
