O Super Bowl realiza-se este domingo, a partir das 23h30. Em Houston defrontam-se New England Patriots e Atlanta Falcons, o primeiro Super Bowl desde a eleição do polémico presidente Donald Trump
Corpo do artigo
O Super Bowl pode ser a final do futebol americano, modalidade apenas praticado ao mais nível nos Estados Unidos, mas é um sério caso de fama mundial. Uma vez por ano, o "football" é falado em todo o mundo e por muitos. Ora, desta feita, até pelo Papa Francisco, que enviou uma mensagem em vídeo, desejando que o evento seja "um símbolo de paz, amizade e solidariedade para todo o mundo".
Na mensagem, em espanhol, difundida pela Santa Sé, o papa afirmou que "os grandes eventos desportivos, como o Super Bowl de hoje, são altamente simbólicos, demonstrando que é possível construir uma cultura de encontro e um mundo de paz", uma mensagem que ganhou significado por ser este o primeiro Super Bowl desde que Donald Trump ascendeu à presidência dos Estados Unidos.
"Ao participar no desporto, somos capazes de ir mais além do nosso próprio interesse pessoal - e de uma forma saudável - aprendemos a sacrificarmo-nos, a crescer na fidelidade e em respeito pelas regras", assinalou Francisco, sobre o evento que vai decorrer hoje em Houston, no Texas.
O papa finalizou a mensagem desejando que "a Super Bowl deste ano seja um símbolo de paz, de amizade e de solidariedade para todo o mundo".