Suécia bateu a Espanha em final emocionante e conquistou o quinto título europeu
Golo em livre de sete metros de Ekberg, já com o tempo esgotado, derrotou uma Espanha que procurava o tri e perdeu a sua oportunidade a 21 segundos do fim.
Corpo do artigo
A Suécia é a nova campeã da Europa de andebol, tendo batido a Espanha, por 27-26, na final disputada em Budapeste, na Hungria.
Este foi o quinto título europeu dos suecos, dominadores da modalidade entre os anos 1990 e o início do século, tendo festejado pela última vez em 2002, pelo que regressaram ao título exatamente 20 anos depois. Já a Espanha, campeã em 2018 e 2020, falhou o tri num final emocionante.
Num jogo em que nenhuma das equipas conseguiu mais do que dois golos de vantagem, os suecos lideraram até aos 11-10, mas ao intervalo vencia a Espanha, por 12-13, vantagem curta que manteve até aos 40 minutos.
Já depois dos 54 minutos, e quando Wanne fez o 26-24, o triunfo pareceu pender para os nórdicos, mas golos de Figueras e Cañellas empataram o jogo nos 26-26, com menos de dois minutos para jogar.
A grande oportunidade dos espanhóis surgiu a 21 segundos do fim, mas Cañellas rematou denunciado, contando com um livre de sete metros que não existiu. E foi o mesmo Cañellas, a dois segundos do fim, a cometer a falta que permitiu a Ekberg, da marca de sete metros, garantir o título.
Ekberg e Bergendahl, com 5 golos cada, foram os melhores marcadores dos novos campeões, enquanto pela Espanha se destacaram Figueras e Gomez Abello, com 6 golos cada. Mas o MVP da final foi Andreas Palicka, guarda-redes da Suécia, que fez 11 defesas e marcou um golo.