Russo da Lokosphinx venceu a primeira etapa ao sprint, depois de o pelotão ter anulado a fuga do seu colega Dmitrii Sokolov.
Corpo do artigo
A equipa russa Lokosphinx esteve em destaque na primeira etapa do Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela, ao lançar vários ataques durante os 177 quilómetros entre Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo e vencer depois um final ao sprint, com Dmitrii Strakhov.
Strakhov integrou uma fuga juntamente com Bernardo Suaza (Manzana Postobón) e Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), mas foi o seu colega Dmitrii Sokolov quem esteve perto do triunfo isolado, ao escapar ao pelotão ao km 126, para ser apanhado já perto da chegada.
César Fonte (W52-FC Porto) e Joni Brandão (Sporting-Tavira) somaram 5 segundos de bonificação cada em metas volantes, com outro portista, Gustavo Veloso a amealhar dois, o que os coloca em posições de destaque na geral.
Depois de ter vencido a Clássica da Arrábida e duas etapas na Volta ao Alentejo, Strakhov somou o quarto triunfo em Portugal este ano. No sábado, disputa-se a segunda e mais longa etapa, entre Sabugal e Seia, num percurso de 193,9 quilómetros com três contagens de montanha de segunda categoria e uma subida nos dois quilómetros finais.