Além dos leões, vão à Europa Benfica, Sporting das Caldas, Fonte do Bastardo, AVC Famalicão e Cluke K
Corpo do artigo
Campeão nacional ao fim de 24 anos, o Sporting regressa às competições europeias na nova temporada, tendo esta sexta-feira sido confirmada a presença dos leões na Challenge Cup.
O emblema de Alvalade, que pretendia ir à Liga dos Campeões, começa na segunda ronda de qualificação da prova e o sorteio ditou que enfrentará o VC Fentange do Luxemburgo, numa eliminatória a duas mãos (a primeira em casa a 6 ou 8 de novembro e a segunda fora a 13 ou 15 do mesmo mês). Em caso de vitória, os homens de Hugo Silva encontra os bielorrusos do Stroitel Minsk nos 16 avos.
Finalista da prova em 2015, o Benfica também surge na segunda ronda, enfrentando os cipriotas do Piafakos. Os gregos do Iraklis de Salónica são os rivais na fase seguinte, em caso de triunfo.
Em estreia absoluta, o Sporting das Caldas começa por medir forças com o Chênois Cenéve da Suíça, podendo encontrar os holandeses do Draisma Dynamo Apeldoorn na eliminatória seguinte.
Com presença garantida nos 16 avos está a Fonte do Bastardo, com encontro marcado com os checos do Volejbal Brno, a 27, 28 ou 29 de movembro (casa) e a 4, 5 ou 6 de dezembro (fora.
No feminino, está confirmada a presença do AVC Famalicão e do Clube K, estando ambos inseridos na segunda ronda.