O clássico será disputado na sexta-feira, pelas 21h00, no Pavilhão da Universidade do Minho, em Braga.
Corpo do artigo
A 69ª edição da Taça de Portugal de basquetebol será marcada pelo duelo Benfica-FC Porto, nos quartos de final, uma espécie de final antecipada da final a oito, que decorrerá em Braga, de quinta-feira a domingo.
O sorteio ditou que o clássico seja disputado na sexta-feira, pelas 21h00, no Pavilhão da Universidade do Minho, em Braga, o palco onde se desenrolarão todos os sete jogos da prova, cuja final está agendada para domingo, pelas 17h00.
O Benfica, que lidera o palmarés da Taça de Portugal, com 22 troféus conquistados, arrebatou as quatro últimas edições e volta a ostentar o papel de favorito, juntamente como o FC Porto, que conta 13 triunfos, o último em 2011/12.
"Já sabemos que vai ser um jogo muito difícil e complicado e vamos encarar este duelo com toda a seriedade. Vamos tentar integrar o mais rapidamente possível os dois novos jogadores, o Todic e o Damier Pitts, por forma a vencer o FC Porto", disse o capitão benfiquista, Tomás Barroso, ao site da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Por seu lado, o treinador dos dragões, o espanhol Moncho López, também assumiu ao site federativo o favoritismo e está ávido para acabar com a hegemonia que o rival Benfica tem ostentado nas últimas quatro temporadas.
"Somos a única equipa que tem conseguido contestar a hegemonia do Benfica na Taça de Portugal. Para mim, é indiferente defrontar o nosso rival logo nos quartos de final. Para conquistarmos este troféu, teríamos sempre de defrontar o Benfica ao longo da competição", frisou Moncho López.
Os quartos de final abrem na quinta-feira, com o jogo entre o CAB Madeira e o Illiabum, seguindo-se o confronto entre o Eléctrico e o Galitos do Barreiro.
Na sexta-feira, e além do empolgante clássico, marcado para as 21h00, os quartos de final completam-se com o despique entre o Esgueira, a única equipa da Proliga (segundo escalão) que logrou atingir a 'final 8', e o Terceira Basket.
As meias-finais realizam-se no sábado e a final está programada para domingo, pelas 17h00.
"Espero que, no âmbito do projeto Cidade Europeia do Desporto, os adeptos venham a Braga apoiar as suas equipas e vibrar com a elite do basquetebol nacional, que vai estar em Braga nos próximos dias", destacou Sameiro Araújo, vereadora do desporto da Câmara Municipal de Braga.