O trail SheUltra, evento de corrida só para mulheres, estreia-se em Portugal, no Algarve, a 1 de novembro, e contará com a participação da fundista ex-campeã Liz McColgan
Corpo do artigo
O SheUltra, o maior evento de trail do mundo só para mulheres, estreia-se em Portugal, no dia 1 de novembro de 2025, no Algarve, com um percurso de 44 quilómetros entre a Praia da Falésia e o AP Victoria Sports & Beach Hotel. A edição portuguesa contará com a presença de Liz McColgan, atleta olímpica, campeã mundial dos 10 mil metros e vencedora da Maratona de Londres, Nova Iorque e Tóquio. A ex-fundista escocesa foi diagnosticada em 2010 com cancro da mama e tornou-se desde então uma voz ativa na sensibilização do rastreio e da deteção precoce.
Criada em 2024, no País de Gales, por Huw Williams - diagnosticado com cancro neuroendócrino em estádio quatro - o SheUltra é um evento de corrida exclusivo para mulheres e sem tempo limite para a sua conclusão. Desde então já passou pelo Reino Unido e Itália, reunindo milhares de participantes e angariando mais de 92 mil euros para instituições de apoio ao cancro nas mulheres.
Em Portugal, o evento assume também um compromisso solidário: além da angariação de fundos através dos links JustGiving, a SheUltra doou 3000 euros do fundo SheUltra Legacy ao centro de oncologia de Faro, e irá entregar dois manequins de treino para exames mamários.
"A SheUltra não é sobre competição - é sobre conexão, saúde e coragem. Queremos que cada mulher termine a prova a pensar: se consegui fazer isto, consigo fazer qualquer coisa." - afirma o criador do evento, Huw Williams.
