Reinaldo Garcia é a maior figura deste FC Porto e provou-o marcando ao Barcelona, clube que defendeu nas últimas seis épocas
Corpo do artigo
Reinaldo Garcia marcou o golo da vitória portista frente ao Barcelona e isolou o FC Porto na liderança do Grupo A da Liga Europeia. Antes do jogo, o argentino era apontado pelos catalães como um "jogador influente" e a equipa de Ricard Muñoz percebeu que tinha razão. O médio de 32 anos travou o Barça numa tarde em que Nélson Filipe fechou a baliza e, no final, Muñoz foi o primeiro a reconhecer que ambos foram decisivos. Na hora de defrontar o Barça, onde jogou seis épocas, Reinaldo Garcia, que também já tinha sido dragão entre 2001 e 2007, admitiu "sensações especiais" mas "boas", porque "o FC Porto ganhou" e, para ele, o triunfo era "o mais importante".
"Queríamos jogar bem e sentir que a equipa está a lutar, não só na Liga Europeia como no campeonato", acrescentou, explicando que um profissional que se preze deixa, durante 50 minutos, as amizades de parte: "Acho que consigo deixar as sensações especiais fora do campo. Sempre tentei fazer o melhor para ajudar as minhas equipas. Estive do lado do Barça e agora estou deste lado." Defrontou ex-colegas e garantiu que, antes e depois do jogo, nos momentos em que puderam encontrar-se fora de rinque, ninguém falou de hóquei. "Sobre o jogo, não falámos nada; só das nossas famílias", referiu o médio, campeão mundial pela Argentina.
Em Fânzeres, uma passagem pela casa antiga imposta pelos preparativos da gala Dragões de Ouro no Caixa, Reinaldo Garcia, o marcador do golo decisivo, garantiu: "Foram seis anos a jogar no Barcelona. Sei bem o que todos os jogadores fazem em campo e isso foi bom para mim, também porque, acima de tudo, consegui ajudar a equipa. Correu bem; era isso que se pretendia."
Na análise ao jogo, o argentino, que sente a equipa a crescer (40 por cento do plantel foi renovado), afiançou: "A defesa foi o nosso ponto forte. Estivemos atentos e compactos, como tínhamos planeado, sabendo que o Barcelona tem muitos desequilibradores." Agora, no dia 12, Reinaldo e o FC Porto voltam a enfrentar o Barça, mas desta vez no Palau Blaugrana, um palco onde os dragões estiveram pela última vez em maio de 2014, perdendo na final (1-3) o título europeu. Para o Barcelona de... Reinaldo Garcia.