Partida foi disputada no Jamor e enquadrou-se na preparação para o jogo da Rugby Europe Cup, frente à Polónia.
Corpo do artigo
A Seleção portuguesa de râguebi foi derrotada este sábado pela congénere da Roménia, por 17-30, num jogo de preparação disputado no Campo de Honra do Estádio Nacional, no Jamor, em que Portugal até vencia ao intervalo (10-3).
O encontro inseriu-se na preparação da equipa das quinas para o segundo jogo no Rugby Europe Trophy, contra a Polónia, agendado para 18 de fevereiro, em que também estão envolvidas Ucrânia, Holanda, Moldávia e Suíça - a quem Portugal já venceu por 28-10.
Portugal inaugurou o marcador aos 8 minutos, num pontapé de penalidade de Nuno Sousa Guedes. Logo de seguida, a Roménia respondeu e empatou através de Vlaicu. Com o tempo dividido em quatro partes de 20 minutos, o primeiro ensaio luso surgiu já no início da segunda parte, graças a Vasco Fragoso Mendes, secundado pela conversão de Nuno Sousa Guedes.
Foi com este 10-3 no marcador que se assinalou o intervalo, mas foi também aí que acabou a relativa superioridade do conjunto orientado pelo selecionador Martim Aguiar. Para os derradeiros 40 minutos, a Roménia - que prepara a participação no Europeu, que começa no dia 11, na Alemanha - surgiu transfigurada e assumiu por completo o domínio do jogo.
Com efeito, seguiram-se em pouco mais de vinte minutos quatro ensaios romenos, aos quais só se acrescentou uma conversão, mas que colocaram a diferença no resultado em 10-25. Portugal não conseguia exibir a coesão inicial e estava cada vez mais curta para reagir e atacar.
A exceção portuguesa na etapa complementar veio de João Freudenthal, que sozinho assinou um belo ensaio, seguido da conversão de Duarte Marques. Os números eram agora mais equilibrados, mas a seleção romena repôs as diferenças com um último ensaio, fixando o resultado final em 17-30 já nos últimos minutos.