
São Silvestre de Espinho bateu recorde de participação
São Silvestre de Espinho
A 11.ª edição da S. Silvestre de Espinho bateu o recorde de participação, com 2219 atletas na meta dos dez quilómetros e cerca de meio milhar na caminhada. E alguns até foram sem dorsal...
A Silvestre de Espinho do último domingo bateu o recorde de participação, com um novo máximo de 2219 corredores na meta da corrida de dez quilómetros, e cerca de 500 na caminhada. A crescente popularidade da "corrida mais animada do país", como a organização a designa, esgotou as inscrições em apenas 22 dias, o que levou muitos a participarem sem o dorsal ou com uma fotocópia, como notou Mário Dias, presidente do Running Espinho, entidade organizadora do evento: "Tivemos centenas de pedidos de dorsal após o fecho das inscrições, mas foi impossível atender à procura, ainda para mais porque nesta época de festas alguns fornecedores estão fechados ou a funcionar a meio gás. Reparamos que muitos participaram sem a inscrição, o que é um fenómeno cada vez mais comum. Talvez seja uma questão de dinheiro ou, neste caso, agravado aqui pelas inscrições esgotadas. Houve até seis ocorrências nas quais as pessoas tiveram de receber socorro e não tinham o dorsal", sublinhou.
Quem não faltou foi o primeiro-ministro Luís Montenegro que, à semelhança do ano passado, alinhou na caminhada equipado a rigor com a camisola oficial da prova e uns calções.
A 11.ª edição do evento voltou a apostar forte na vivacidade, contando com 10 pontos de animação pelo percurso, com a participação de coletividades locais como um rancho folclórico, grupo de ginástica rítmica, grupo de cantares tradicionais, ginásios e ainda um saxofonista e baterista, só para citar alguns.
Em termos competitivos a vitória foi de Diogo Rosário (ACD Jardim da Serra), com 30"16", e de Solange Jesus (SC Braga), com 34"13"".
A próxima edição já tem data marcada para a manhã de domingo de 3 de janeiro de 2027.
Classificações 10k
(2219 atletas na meta)
Masculinos
1.º Diogo Rosário (ACD Jardim da Serra) 00:30:16
2.º João Almeida (Beira-Mar) 00:30:24
3.º Bernardo Santana (Salgueiros) 00:30:59
Femininos
1.ª Solange Jesus (SC Braga) 00:34:13
2.ª Mia Vinagre (AF Salesianos) 00:34:25
3.ª Doroteia Peixoto (Team El Comandante) 00:36:28
