Português será o líder da Lampre e, mais uma vez, terá o irmão, Mário Costa, como companheiro de equipa numa das provas mais montanhosas do calendário World Tour.
Corpo do artigo
O ciclista português Rui Costa (Lampre Merida) junta-se ao espanhol Alberto Contador, ao colombiano Nairo Quintana e ao italiano Fabio Aru na lista de ciclistas confirmados na Volta ao País Basco, em Espanha.
Na apresentação da 56ª edição da prova, que decorrerá de 4 a 9 de abril, ficou garantida a presença do português como líder da Lampre, com o irmão Mário Costa novamente como companheiro de equipa.
O País Basco é a quinta prova de etapas de uma semana na época e antecede a semana das Ardenas, na qual Rui Costa também participará. Alberto Contador, vencedor por três vezes, é o chefe de fila da Tinkoff e partilhará o favoritismo com o líder da Movistar, Nairo Quintana, também já vencedor da prova espanhola, em 2013.
O italiano Aru (Astana) e os espanhóis Nieve (Sky) e Joaquín Rodríguez (triunfou em 2015) estarão também entre os candidatos à geral, tendo o ciclista da Katusha a orientação do diretor desportivo português José Azevedo.
José Gonçalves (CajaRural) e André Cardoso (Cannondale) são os restantes portugueses numa das provas mais montanhosas do calendário World Tour. As cinco etapas em linha terão contagens diárias de 2ª categoria e o próprio contrarrelógio final, de 16,5 quilómetros, reúne traços de cronoescalada.