Raúl Meca, treinador dos minhotos, fala da Taça WSE, reduzida, devido à pandemia, a uma final a sete concentrada. Em Andorra, o Riba d"Ave luta entre cinco equipas espanholas e uma italiana. Lleida defende o troféu. Barcelos foi o último clube luso a vencer.
Corpo do artigo
Pela primeira vez na sua história, o Riba d"Ave disputa uma prova europeia, tendo partido hoje, às seis da manhã, para Andorra, onde começa por defrontar os espanhóis do Caldes nos quartos de final da Taça WSE, na sexta-feira.
"Estamos muito bem e, apesar da falta de ritmo competitivo, fizemos jogos-treino para avaliar processos. Os jogadores estão a um excelente nível e esta fase sem jogos oficiais deu para gerir a equipa a cem por cento. Mentalmente, a equipa está segura do que fazer e não ter havido jogos ajudou um pouco nesse sentido. Tivemos tempo para preparar", afirmou Raúl Meca, técnico dos minhotos, que considera o terceiro classificado da OK Liga "uma equipa com qualidade individual e coletiva, com um hóquei ofensivo, que tem há muito tempo o mesmo treinador [Edu Candami]", mas que também apresenta "algumas fragilidades".
Para o treinador "não há favoritos", todos estão ao mesmo nível. A estreia na Europa "é motivo de orgulho" e "o Riba d"Ave quer deixar uma marca positiva", como já aconteceu com sete emblemas portugueses, mais recentemente com o Barcelos, o primeiro clube nacional a vencer duas vezes consecutivas (2015/16; 2016/17) e o terceiro a consegui-lo no palmarés da prova, depois de Novara e Reus. O Lleida (quinto na OK Liga), atual detentor do troféu (isento nos quartos de final), atingiu esse feito nas duas últimas edições.
Despromovido, ao ter sido 13.º classificado no Nacional da I Divisão, o Riba d"Ave espera poder levar vantagem de competir no melhor campeonato do mundo, no qual o estilo de jogo é mais intenso. "Além de representarmos o clube, representamos o hóquei português e se o nosso campeonato é tão cotado, isso também nos pode dar alguma vantagem", rematou Raúl Meca.
Taça WS Europe
Quartos de final
Dia 18
Calafell (8.º, OK Liga)-Girona (10.º, OK Liga) 12h00
Sarzana (6.º, Serie A1)-Igualada (9.º, OK Liga) 15h00
Caldes (3.º, OK Liga)-Riba d"Ave (13.º, I Divisão) 18h00
Meias-finais
Dia 19
Sarzana/Igualada-Caldes/Riba d'Ave 13h00
Lleida-Calafell/Girona 16h00
Dia 20
Final 12h30