Desporto é a arma adequada contra os diabetes e as doenças cardiorespiratórias.
Corpo do artigo
Desde o bairro de Vallecas, em Madrid, a espanhola Inmaculada Jara viajou até Setúbal, onde esteve esta sexta-feira a divulgar o programa Vallecas Activa, que visa combater no seu município algumas das doenças mais mortíferas da atualidade através do aumento da prática de atividade física.
"As doenças cardiovasculares, respiratórias, o cancro e os diabetes são as quatro principais doenças não transmissíveis, que por sua vez são responsáveis por 63 por cento das mortes. Está nas nossas mãos poder mudar esses números", declarou Inmaculada, explicando em seguida que a tarefa passa pelo combate aos principais fatores de risco: "Inatividade física, má alimentação, álcool excessivo e tabaco".
Município com 227 mil habitantes, Vallecas tem levado a cabo um programa estratégico com esse objetivo. "Queremos uma mudança no estilo de vida das pessoas e com esse objetivo tem havido uma grande cooperação entre as diferentes instituições", explicou, durante o XVII Congresso Nacional de Gestão Desportiva, que hoje termina em Setúbal, numa organização da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) com o apoio do jornal O JOGO.
"Todos temos um fim comum, que é a saúde, e reduzir os fatores de risco é o grande objetivo. Queremos pessoas ativas e que vivam bem", concluiu.