Prova arranca amanhã e é determinante para que Portugal chegue com o Madison e omnium masculino a Paris’2024
Corpo do artigo
De olhos postos no Campeonato da Europa, em Apeldoorn, nos Países Baixos. Entre amanhã e domingo, dá-se o arranque da fase final de qualificação olímpica no ciclismo de pista e Portugal quer encaminhar, ainda mais, a primeira ida nos homens aos Jogos Olímpicos, tanto no Madison como no omnium. A Seleção Nacional estará representada por seis corredores no velódromo neerlandês.
Portugal chega a esta fase qualificação para os Jogos de Paris dentro dos lugares de apuramento no madison e no omnium masculino. Iúri Leitão e Rui Oliveira formarão a dupla nacional na disciplina de madison, cuja final está marcada para as 19h30 de quinta-feira. Havendo necessidade de eliminatória, disputar-se-á no mesmo dia, às 15h10.
No dia seguinte, será a vez de Maria Martins, olímpica em Tóquio’2020, competir na disciplina de omnium, que tem qualificação marcada para as 12h00 e o conjunto de quatro corridas pontuáveis entre as 13h20 e as 19h15, procurando manter-se no lugar apurável que tem neste momento.
Rui Oliveira será o representante de Portugal no concurso masculino de omnium, no sábado. A qualificação está agendada para as 14h40. O concurso arranca às 16h00, prolongando-se até às 19h55.
A participação nas disciplinas olímpicas não esgota a presença portuguesa neste Campeonato da Europa, até porque a Seleção Nacional, além dos três corredores mais experientes, que têm a missão de competir nas disciplinas olímpicas, será composta por três jovens em afirmação no circuito internacional de pista: Daniela Campos, Diogo Narciso e Rodrigo Caixas.