José Augusto Santos, antigo docente da FADEUP e com uma longa ligação ao alto rendimento, foi recentemente ouro na prova de masters do Mundial de maratonas, em canoagem
Corpo do artigo
Com 70 anos e uma vida totalmente dedicada ao desporto, José Augusto Santos, professor jubilado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), continua a somar sucessos, sendo o mais recente a medalha de ouro em masters no Campeonato do Mundo de maratonas, realizado em Shaoxing, na China.
O antigo docente percorreu os 14,6 quilómetros em 1h15m, juntando-se esta conquista à de 2018, na prova de veteranos na Taça do Mundo de maratona, disputada em Ponte de Lima.
Nascido no Porto, José Augusto Santos licenciou-se em Educação Física em 1981, ainda no Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto, antecessor da FADEUP, onde coordenou o gabinete de Desportos Náuticos e foi responsável pela disciplina de Remo-Canoagem. Deu a sua última aula em dezembro de 2018.
11452730
No alto rendimento, integrou a equipa que a primeira equipa portuguesa presente em competições internacionais de canoagem, foi internacional de basquetebol, além de treinador de remo, canoagem e futebol.
Na canoagem, foi selecionador entre 1980 e 1984 e diretor-técnico da federação entre 1999 e 2000. No futebol, passou por várias equipas da 1.ª e da 2.ª divisão e trabalhou com a Seleção Nacional que foi ao Euro'2000 (Bélgica-Holanda) e ao Mundial'2002 (Coreia-Japão).