Presidente do Comité Paralímpico: "Estamos a acompanhar o crescimento dos Jogos"
"Os nossos atletas estão preparados para ir até Tóquio", afirmou José Lourenço na cerimónia de apresentação dos 32 atletas que vão representar Portugal nos Jogos Paralímpicos.
Corpo do artigo
O presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) disse esta sexta-feira que os 32 atletas que vão representar Portugal nos Jogos Paralímpicos Tóquio'2020 "estão preparados para a competição e para prestigiar o país".
"Os nossos atletas estão preparados para ir até Tóquio", afirmou José Lourenço na cerimónia de apresentação dos 32 atletas, que decorreu em Loures, lembrando que a preparação para a competição, adiada no verão passado devido à pandemia de Covid-19, "foi difícil".
O líder do CPP lembrou que o adiamento da competição, que decorrerá entre 24 de agosto e 5 de setembro, "provocou um desgaste extra ao nível físico, mental e financeiro".
Em Tóquio, Portugal vai estar representado em oito modalidades, estreando-se nas competições de canoagem e de badminton, modalidade que se estreia no programa paralímpico e na qual a representante lusa, Beatriz Monteiro, tem apenas 15 anos.
"Conseguirmos marcar presença em duas modalidades novas significa que estamos a acompanhar o crescimento dos Jogos", disse José Lourenço, lembrando que a atleta do badminton tem apenas 15 anos, e poderá marcar presença em edições futuras como Paris2024 e Los Angeles2028.
A chefe da missão paralímpica portuguesa, a antiga nadadora Leila Marques, enalteceu o trabalho de preparação de todos os atletas, lembrando que o caminho de cada um "é feito de luta, de trabalho e de resiliência".
"O que move estes atletas é o gozo de quererem fazer mais e melhor, a capacidade de sonhar e de querer chegar a Tóquio na melhor forma", afirmou a chefe de missão, pouco antes de divulgar os nomes dos atletas que marcarão presença no Japão.
O atletismo e o boccia, com 10 atletas cada, são as modalidades com maior representação, seguindo-se natação (cinco), canoagem (dois), ciclismo (dois), equestre (um), judo (um) e badminton (um).
Em aberto ficam ainda os nomes de dois representantes do atletismo, que, de acordo com o CPP, serão divulgados brevemente.
Como acontece desde os Jogos Seul1988, a competição paralímpica partilha as instalações com a olímpica, e deverá juntar cerca de 4.500 atletas, em 540 eventos, de 22 modalidades.
Ao longo de 10 participações, nove das quais consecutivas, Portugal conquistou 92 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo o atletismo, com 53, o boccia, com 26, e a natação, com nove, as três modalidades com mais pódios.