Presidente da FPC: "Norberto Mourão é um verdadeiro atleta de alto rendimento"
Líder do organismo que tutela a canoagem nacional enalteceu o feito e a capacidade do paracanóista português, medalhado nos Mundiais
Corpo do artigo
O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vitor Félix, elogiou o "foco" de Norberto Mourão, medalha de bronze em VL2 200 metros nos Mundiais de Copenhaga e fez um "balanço muito positivo" da jornada portuguesa na prova.
"É um balanço muito positivo. Depois das quatro finais garantidas na quinta-feira, hoje foram mais três. E temos ainda a medalha de bronze que veio confirmar a excelente época do Norberto Mourão, que termina da melhor maneira", elogiou.
O dirigente da FPC recordou que, além do bronze mundial, Norberto Mourão foi campeão da Europa e conquistou o bronze também nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.
"Não me surpreende, pois é muito focado, bastante trabalhador e competitivo. O verdadeiro atleta de alto rendimento. Foi para Montemor-o-Velho para estágio permanente e isso agora nota-se nos resultados", apoiou.
Agora, espera que Fernando Pimenta repita os pódios regulares na prova de K1 1.000 metros, perspetivando um "duelo muito especial" com o húngaro Balint Kopasz, campeão olímpico em Tóquio2020. "O Pimenta vai querer a desforra dos Jogos. Acho que vai ser um duelo a dois com o Balint", vaticinou o dirigente.
Vítor Félix acredita igualmente que "num bom dia" Teresa Portela poderá sonhar com as medalhas em K1 200 e 500 metros.
O presidente da FPC destacou ainda a final conquistada por Kevin Santos "nos sempre muito competitivos K1 200 metros", depois de o jovem luso ter falhado "por pouco" um lugar nos Jogos Olímpicos.
Portugal apresenta-se nos Mundiais de canoagem com 13 embarcações, tendo, para já, garantido sete finais, das quais já resultou a medalha de bronze de Norberto Mourão.