Anne Hidalgo saiu em defesa da polémica cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris'2024, qualificando o candidato à presidência dos Estados Unidos como um "supremacista branco de extrema-direita"
Corpo do artigo
Anne Hidalgo, presidente da Câmara de Paris, saiu esta quarta-feira em defesa da cerimónia de abertura destes Jogos Olímpicos, que causou polémica ao incluir um quadro que evocava “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, com a presença da DJ e produtora Barbara Butch - um ícone LGBTQ+ - rodeada por artistas drag e dançarinos.
Já depois de o antigo presidente e atual candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump ter criticado esse mesmo quadro, dizendo: “Tenho uma mente muito aberta, mas achei que o que eles fizeram foi uma vergonha”, num discurso semelhante ao do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que condenou a “imoralidade cometida contra o mundo cristão”, a autarca francesa não hesitou na resposta.
“Donald Trump não é realmente uma referência para mim. Ele é um desses supremacistas brancos, um desses extremistas de direita que estão agora a florescer em todo o mundo. A mensagem poderosa que lhe é enviada com esta cerimónia de abertura por Thomas Jolly [diretor artístico] e todos os artistas é que adoramos a diversidade. A vida é diversidade. A humanidade é diversidade. É uma forma de lhes dizer que não temos medo. Não temos medo de vocês e vocês não nos vão obrigar a viver de outra forma que não seja a liberdade e a generosidade que emanaram desta belíssima cerimónia”, vincou, num programa matinal da rádio RMC Sport.
Nesse sentido, Hidalgo também aproveitou para defender Barbara Butch, que tem sofrido assédio e ameaças nas redes sociais na sequência dessa cena que protagonizou na cerimónia de abertura do torneio.
“Apoio-a totalmente. É uma artista maravilhosa que defende a diversidade, a fraternidade, a irmandade e a alegria de viver. Por outras palavras, o que deve animar os seres humanos neste planeta. Quisemos também que esta cerimónia fosse uma mensagem da França para o mundo inteiro”, concluiu.