Universidade de Utah State, onde alinham os dois internacionais, ganharam a fase regular da conferência Mountain West. Seguem-se os "Championships" em Las Vegas por um lugar na fase final do torneio universitário e Queta já voltou a ser falado na "Sports Illustrated"
Corpo do artigo
A Universidade de Utah State, onde alinham os portugueses Neemias Queta e Diogo Brito, sagrou-se esta madrugada campeã da fase regular da conferência de Mountain West, ao vencer Colorado State, por 100-96, após prolongamento.
Trata-se de um feito que os Aggies não alcançavam desde 2010/11, quando, na altura, integravam a conferência Western Athletic, o que gerou grande festa no balneário.
1103153855989112832
Neste triunfo suado, o sétimo consecutivo da equipa, Queta contribuiu 12 pontos e oito ressaltos, enquanto Brito saltou do banco para ajudar com 10 pontos.
Alcançado este primeiro feito, Utah State vai discutir agora os Mountain West Championships, entre os dias 14 e 16 deste mês, em Las Vegas, tendo entrada direta nos quartos de final. Em caso de vitória neste torneio a eliminar, Queta, Brito e companhia apuram-se automaticamente para a fase final do torneio universitário norte-americano (NCAA), também conhecida como "March Madness" (Loucura de março) e que reúne as 68 melhores universidades, a partir de dia 19.
Nascido em Portugal e filho de pais guineenses, Neemias Queta (ex-Barreirense e ex-Benfica) tem sido apontado à NBA - já foi observado por algumas equipas inclusive - e, após o resultado da última noite, voltou a ser mencionado na "Sports Illustrated", tal como já tinha acontecido em janeiro, sendo novamente considerado como uma das promessas que pode sobressair na fase final da NCAA deste ano.
"Muitos decisores da NBA estarão em pessoa no torneio de Moutain West em Las Vegas, o que será um ponto de partida para Queta gerar burburinho. Para um rapaz como ele, que não tem tanta visibilidade, as próximas semanas podem ser especialmente importantes", pode ler-se.