Se a eleição fosse hoje, o gigante luso iria para San Antonio pela projeção da "Sports Illustrated". O jovem de 19 anos parece estar cada vez mais no radar da NBA, nunca alcançado por um português, tendo a "March Madness", em que se estreia hoje, para mostrar mais serviço
Corpo do artigo
Ser pela primeira vez apontado à primeira ronda do Draft da NBA deste ano, na mais recente projeção elaborada pela "Sports Illustrated", diz bem de como as próximas semanas poderão ser decisivas no futuro do português Neemias Queta, de 19 anos e 2,11 metros.
Depois de ter levado a Universidade de Utah State à conquista da conferência Mountain West, garantindo um lugar na fase final do torneio universitário norte-americano ("March Madness"), o poste luso, que é internacional sub-20, surge na 29.ª posição no "Mock Draft" da prestigiada revista e, se a seleção fosse hoje, teria como destino San Antonio - o lugar originalmente pertenceria a Toronto, mas foi usado como uma das moeda de troca no negócio de Kawhi Leonard.
Prestes a carimbar a 22.ª presença consecutiva no play-off, sempre com o lendário técnico Gregg Popovich ao leme, os Spurs são tidos como um modelo na NBA e não haveria melhor destino para Queta começar, a julgar até pelo rejuvenescimento que têm sofrido. No entanto, a ordem das equipas, que apenas fica definida após a lotaria do Draft (no caso das 14 primeiras escolhas) e o fim da fase regular da Liga (os 16 emblemas que vão ao play-off são ordenados no sentido inverso ao seu saldo vitorioso) ainda pode mudar. E a publicação conta que o jovem suba mais neste ranking. "O português já mostrou que chega para justificar uma seleção e, ainda que possa desenvolver-se mais um ano na escola, já existe mistério suficiente em torno do seu perfil para pensar que esta é uma boa oportunidade para ele testar as águas", pode ler-se sobre o atleta, que também surgiu em 35.º lugar numa lista de 75 promessas elaborada pelo "Bleacher Report", foi considerado o segundo europeu mais promissor dos nascidos em 1999 e descrito pela ESPN como "a âncora defensiva de Utah State" (leva médias de 8,9 ressaltos e 2,4 desarmes).
A viver o primeiro ano nos EUA, Neemias Queta não é automaticamente elegível para o Draft, que se realizará a 20 de junho, no Barclays Center de Brooklyn - Zion Williamson (Duke), que deu que falar quando se lesionou devido a um rasgão numa sapatilha, é a provável primeira escolha. O português pode declarar-se até 60 dias antes do evento, tendo como salvaguarda que já é possível voltar à universidade caso não seja selecionado, uma regra que a NCAA alterou no verão passado.
A partir de hoje, a "March Madness" será uma grande montra para o gigante do Barreiro: ele e o poveiro Diogo Brito estreiam-se frente aos Washington Huskies (22h50), podendo cruzar-se com a favorita North Carolina na segunda ronda, enquanto Francisco Amiel (Colgate) defronta os Tennessee Volunteers (18h45).