Portugal deu um passo decisivo no Grupo D do Campeonato da Europa de voleibol, derrotando o anfitrião Israel
Corpo do artigo
Portugal deu um passo decisivo no Grupo D do Campeonato da Europa de voleibol, derrotando o anfitrião Israel por 3-0, o que praticamente coloca a seleção nacional nos oitavos de final.
Depois da derrota frente à Grécia, em que não segurou uma vantagem de dois sets, Portugal voltou a jogar em Telavive e foi amplamente superior à equipa da casa, a quem ganhou por 3-0, com parciais de 25-22, 25-21 e 25-12, em 83 minutos apenas, assegurando os três pontos que estavam em jogo.
Com este triunfo, Portugal regressa ao segundo lugar do grupo, com sete pontos, a dois da líder França. Em terceiro e quarto, lugares também de acesso aos oitavos, estão Roménia (6) e Israel (4), sendo os dois últimos lugares ocupados por Turquia (4) e Grécia (3).
16963594
O quinto e último desafio da seleção portuguesa é na segunda-feira, contra a Turquia.
Este domingo, Israel era um adversário que se antevia complicado, não só por ser a anfitriã do grupo, mas sobretudo pelas duas vitórias tangenciais, sobre Grécia e Roménia, só perdendo com a forte formação da França.
Quando se antevia que fosse a Turquia o candidato mais natural ao segundo lugar, era Israel quem aparecia, após três jogos, instalado na vice-liderança.
16963594
Israel entrou melhor na partida, apoiado pelo público nas bancadas da Nave de Telavive, mas Portugal apostava mesmo no regresso às vitórias, com Tiaqo Violas brilhante como distribuidor.
Alexandre Ferreira - melhor marcador, com 17 pontos - e Lourenço Martins estavam imparáveis a finalizar, dando muita confiança à equipa.
O segundo set ainda foi de algum equilíbrio, com vantagens alternadas até perto do fim, fase em que Portugal cometeu menos erros que o adversário.
Depois, pura e simplesmente Israel 'aceitou' a superioridade lusa e o marcador foi crescendo de forma rápida e consistente, até ao desnivelado 25-12 final.
A seleção nacional, que marca presença pela sétima vez numa fase final de um Europeu, terceira consecutiva, depois de 1948, 1951, 2005, 2011, 2019 e 2021, tem na segunda-feira o derradeiro encontro no grupo, frente à Turquia, a partir das 18:00 (hora em Lisboa).
As quatro primeiras seleções de cada um dos quatro grupos apuram-se para os oitavos de final.
A edição de 2023 do Europeu é coorganizada pela Itália (campeã europeia e mundial em título), Bulgária, Macedónia do Norte e Israel, e decorre até 16 de setembro. As meias-finais (14 de setembro) e a final (16 de setembro) terão lugar em Roma.