Portugal perdeu pelos parciais de 25-20, 25-20 e 25-18 e não só falhou o ataque ao segundo lugar do grupo como encerrou a hipótese de poder chegar ao primeiro
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de voleibol perdeu por 3-0 com a República Checa, em Santo Tirso, para o segundo torneio do grupo C da European Golden League, liderado pela invicta campeã em título Turquia.
Portugal perdeu pelos parciais de 25-20, 25-20 e 25-18 e não só falhou o ataque ao segundo lugar do grupo como encerrou a hipótese de poder chegar ao primeiro, entregue de forma definitiva à Turquia, que venceu a Bielorrússia por 3-0.
A República Checa, ligeiramente superior nas várias ações de jogo e mais consistente, "vingou" a derrota por 3-2 sofrida em Minsk, no primeiro torneio, e ascendeu ao terceiro lugar do grupo C, com quatro pontos, por troca com Portugal, que caiu para quarto, com três.
A seleção portuguesa, com o capitão Alexandre Ferreira de regresso, após ter falhado o primeiro torneio em Minsk, entrou mal no jogo e sofreu um parcial de 7-3 que levou o selecionador Hugo Silva a solicitar pausa para corrigir a equipa.
Portugal serenou o seu jogo e melhorou nas várias ações, principalmente no ataque e no serviço, e reduziu para 10-11, mas a reação embateu num parcial de quatro pontos consecutivos que levou a República Checa a disparar para 15-10.
A seleção lusa voltou a correr atrás da desvantagem e reduziu para dois pontos aos 18-16, num dos seus melhores períodos de jogo, mas alguns erros cometidos em momentos cruciais permitiram à seleção checa fechar o parcial aos 25-20.
O equilíbrio marcou o início do segundo parcial, até aos 6-6, altura em que a equipa checa, mais consistente no seu jogo, abriu para uma vantagem média de cinco pontos (13-8 e 16-11), que foi aumentando e chegou a ser de nove aos 20-11.
Já em descompressão na parte final do "set", a seleção checa controlou à distância a tímida reação de Portugal, a mostrar, a espaços, bons momentos, mas a evidenciar falta de consistência, e fechou aos 25-20, chegando à vantagem de 2-0.
O terceiro e último parcial foi em tudo idêntico aos anteriores, com a República Checa a evidenciar uma ligeira vantagem nas ações de jogo em relação à seleção portuguesa e a cometer menos erros, o que lhe permitiu fechar aos 25-18 e encerrar o jogo com 3-0.
Com o resultado de Portugal, e depois de hoje ter vencido a Bielorrússia, por 3-0, a Turquia garantiu a presença na "final four", a disputar pelos vencedores dos três grupos e a anfitriã Bélgica, em Kortrijk, a 19 e 20 de junho.