Francisca Jorge e Maria João Koehler perderam frente a Heather Watson e Johanna Konta, respetivamente, tendo voltado a sair derrotadas no jogo do "par".
Corpo do artigo
A seleção portuguesa feminina perdeu esta quarta-feira com a Grã-Bretanha, por 3-0, na jornada inaugural da poule B do grupo I da zona Europa/África, na terceira divisão da Fed Cup, que decorre na Estónia.
A formação britânica entrou bem, e Heather Watson, 74.ª da hierarquia mundial, desembaraçou-se de Francisca Jorge em dois sets, por 6-4 e 6-2, em 1h12m. Watson admitiu depois não conhecer a adversária, mas que esta "jogou muito melhor do que o seu ranking indica".
No embate seguinte, a britânica mais bem cotada no ranking mundial, Johanna Konta (11.ª), despachou Maria João Koehler (747.ª) com os parciais de 6-1 e 6-0, em 49 minutos.
A exemplo dos singulares, o encontro de pares foi completamente dominado pelas britânicas, que fizeram alinhar uma dupla completamente nova, formada por Katie Boulter e Anna Smith, frente a Koehler e Jorge, tendo vencido por 6-0 e 6-2, em apenas 45 minutos.
Na quinta-feira, Portugal defronta a anfitriã Estónia, num encontro determinante quanto ao futuro da seleção lusa na prova, uma vez que a vitória garantirá, praticamente, a permanência no grupo, enquanto a derrota obriga à disputa do play-off de manutenção frente ao quarto classificado da poule C.