Declarações após o jogo Portugal-Sérvia, o sexto e último do Grupo G de qualificação para o Europeu de basquetebol feminino, disputado este domingo em Coimbra (57-40)
Corpo do artigo
Ricardo Vasconcelos, selecionador português
"É uma qualificação histórica e estas mulheres vão ficar na história. Tiveram um coração tremendo, uma união incrível e uma dedicação enorme. Sabíamos que não era fácil vencer a melhor equipa da Europa, que era muito duro e que tínhamos de estar com as ideias muito claras. As jogadoras fizeram um trabalho extraordinário e ganhámos um jogo muito difícil e que nos coloca num momento de glória que tanto merecem. Estas são as mulheres do presente que fizeram história para o futuro, mas antes delas também houve outras que trabalharam muito para chegarmos aqui. Andamos há mais de 10 anos a trabalhar neste apuramento. Não temos uma estrela, temos uma equipa. Agora vamos desfrutar deste momento e depois preparar o Europeu, o melhor possível, esperando que todos os portugueses desfrutem."
- Sofia da Silva, capitã
"É um momento histórico já que nunca nos tínhamos qualificado para esta competição. O sonho começa hoje e acho que podemos fazer muitas coisas bonitas, escrevendo o nosso nome na Europa. Não falo em ganhar campeonatos, nada disso, mas em fazer sentir a nossa presença. Somos uma equipa competitiva, com muito caráter que já merecia estar neste palco [Europeu] há muito tempo. Nunca nos termos qualificado deu-nos hoje uma motivação extra e, como estávamos tão perto, a equipa não podia falhar."