Após triunfo por 3-0 sobre a Eslovénia
Corpo do artigo
A seleção portuguesa, detentora do troféu, apurou-se esta sexta-feira para a final do Campeonato da Europa de futsal de sub-19 pela terceira vez seguida, ao vencer a Eslovénia, por 3-0, nas meias-finais da competição que decorre na Moldova.
Numa reedição da meia-final de 2023, Portugal vencia os eslovenos ao intervalo, por 1-0, tendo assegurado a presença na decisão da quarta edição do Europeu, agendada para domingo, diante da Espanha, que bateu a Ucrânia na outra meia-final, por 7-4.
Pelo terceiro ano consecutivo, portugueses e espanhóis vão discutir entre eles o estatuto de campeões europeus de sub-19, com a equipa das "quinas" a vencer a última edição, em 2023, depois de ter perdido o duelo de 2022.
Logo ao segundo minuto, Tiago Rodrigues, à entrada da área, sobre a direta, liberto de marcação, rematou com o pé esquerdo para inaugurar o marcador que, ao intervalo, dava vantagem escassa aos lusos.
Na etapa complementar, aos 28 minutos, após um roubo de bola no ataque, o guarda-redes esloveno ainda defendeu um primeiro remate, mas foi impotente para segurar a recarga, de cabeça, de Miguel Malhão.
Com a Eslovénia, em desespero, a tentar recuperar da desvantagem, o guarda-redes Eurico Cunha defendeu uma bola e pontapeou-a de seguida para a baliza deserta, sentenciando o resultado, aos 38.
Em 2023, Portugal também tinha encontrado a Eslovénia nas meias-finais, tendo, na altura, ganho por 3-2.
Portugal defende o título conquistado na Croácia, em 2023, depois da Espanha ter vencido as duas primeiras edições, em 2019, na Letónia, e em 2022, em casa, nesta superando Portugal no prolongamento.
A final tem início às 18h30 (hora em Lisboa), na Arena Chisinau.