O primeiro jogo da Seleção Nacional discute-se em Gondomar já este domingo, às 16h00
Corpo do artigo
O responsável pela equipa técnica nacional de voleibol, Carlos Prata, disse que espera um "jogo equilibrado" com a Croácia, em Gondomar, na primeira de duas finais rumo à fase final do Europeu'2019.
"Creio que será um jogo equilibrado, em que a equipa nacional terá de se superar para atingir o seu objetivo, que é a presença na fase final do Europeu de 2019", disse Carlos Prata.
Apesar de algumas contrariedades, como as lesões, ainda não totalmente debeladas, dos irmãos Alexandre e Marco Ferreira, é grande a confiança do treinador e a vontade de começar o ano a ganhar, dando continuidade aos êxitos alcançados em 2018 nos dois próximos jogos, com os croatas e a Albânia.
"É uma equipa difícil, bastante alta e que irá ser adversário perante o qual Portugal terá de dar o seu melhor, condicionando os seus pontos fortes, através de uma boa relação do serviço e do bloco-defesa", explicou Carlos Prata.
A eficácia no ataque, a partir da receção do serviço adversário, ainda de acordo com o treinador, terá de ser o ponto forte de Portugal, que poderá já assegurar no domingo a presença na fase final do Europeu'2019 se a Áustria perder no sábado com a Albânia.
A Croácia, de acordo com Carlos Prata, tem alguns jogadores experientes, como o distribuidor principal, Tsimafei Zhukouski, que joga em Itália, e o seu jogo é feito sobretudo pelo oposto Leo Andric e os seus dois zona 4, com realce para Danijel Galic.
"Não é um jogo rápido, sobretudo na bola para o seu oposto, mas no seu principal atacante de zona 4 a tendência já é uma bola bastante acelerada e aberta, sobretudo na entrada da rede", referiu o técnico.
Em relação ao serviço, em suspensão, os seus dois principais atacantes - Andric e Galic - são os que colocam mais pressão na receção adversária, os restantes servem em andorinha, com um serviço tenso e atacante, tirando partido da sua estatura.
Portugal, que venceu na Croácia por 3-0, pelos parciais de 25-18, 25-22 e 25-18, lidera o grupo D da fase de qualificação para o Europeu'2019, com nove pontos, seguido da Áustria (segunda), com sete, e da Albânia (terceira), com cinco. A Croácia é a última classificada, com três pontos.
A seleção portuguesa 'fecha' o apuramento na Albânia, em 9 de janeiro, numa partida que poderá ser decisiva, se a Áustria, que se despede na Croácia, vencer no sábado.
A fase final do Campeonato da Europa, a realizar entre 12 e 29 de setembro, decorre em quatro países em simultâneo: França, Eslovénia, Bélgica e Holanda.